Reduzindo a espera

0
3667

Ampliar a oferta de atendimento especializado e reduzir o tempo de espera é a diretriz implantada pela Secretaria Municipal de Saúde nas Unidades da Rede Hora Certa com serviços integrados, capaz de realizar em nível ambulatorial consultas médicas de especialistas, cirurgias eletivas de pequena e média complexidade e exames para diagnósticos, outrora realizadas apenas em hospitais.

Na nossa região, desde 2014 funciona uma Unidade Hora Certa Hospital Dia da Lapa (Rua Faustolo, 1633, das 7h às 19h, de segunda a sábado) que apresenta estas características. Os usuários são encaminhados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) por sistema eletrônico de marcação de consultas.

Para reduzir o tempo de atendimento de dermatologia e pequenas cirurgias aqui na região, alguma medida de ajuste tinha que ser tomadas. Sem recorrer ao conhecido “mutirão”, a unidade da Lapa iniciou a Ação Concentrada em Dermatologia com intensificação dos serviços no último dia 22 que vai se repetir no dia 24 e com previsão de se estender por mais dois dias em outubro.

Com esses plantões extras é possível atender em torno de 40 casos por dia como verrugas simples e nevus que exigem pouco tempo de procedimentos e cuidam de incômodos comuns para as pessoas. O resultado é que quase metade dos usuários com essas lesões na fila de espera serão atendidos nos quatro dias de plantão, diminuindo o tempo de atendimento para todos os casos: simples e complexos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA