Tapumes cercam Cia. Melhoramentos para inicio de restauro da fachada

0
3503

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Fachada da empresa parcialmente tombada na Rua Tito

Quem passa pela Rua Tito, entre a Rua Vespasiano e Espártaco, nota a rede e tapumes de proteção no entorno do prédio principal da Cia. Melhoramentos. O edifício inaugurado em 1923 foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

A empresa que se dedica à produção de papel, mercado editorial e livraria, teve processo de tombamento iniciado em 1985, mas passou por alterações. Em outubro de 2009, integrantes do Mover (Movimento de Oposição à Verticalização Caótica da Região da Lapa) e do Movimento Defenda São Paulo chegaram a mobilizar moradores para o abraço simbólico no prédio da Melhoramentos com o objetivo de chamar atenção das autoridades para o tombamento integral com o prédio da Fábrica Melhoramentos, no quadrilátero das ruas Vespasiano, Tito e Camilo.

Mesmo com as manifestações, a decisão dos conselheiros do Conpresp, presentes na reunião ordinária de 15 de maio de 2017, foi de tombamento parcial. Ou seja, será preservado e restaurado o prédio principal com frente para a Rua Tito, entre Espártaco e Vespasiano. No tombamento, os conselheiros consideraram o edifício de referência urbana e histórica no bairro Vila Romana, com registro de uma tipologia arquitetônica da década de 1920 e características estilísticas do período. A parte da fábrica – entre as ruas Vespasiano, Tito e Camilo – ficou fora do tombamento e dará lugar a um novo empreendimento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA