Imóveis históricos da região participam da Jornada do Patrimônio

0
1801

Foto: Divulgação

Divulgação
Casa das Caldeiras participa no dia 20 com visitas guiadas às 11h, 13h30 e 15h

No final de semana dos dias 19 e 20 de agosto, todas as regiões da cidade recebem atrações da Jornada do Patrimônio 2017. A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Cultura foi lançada em 2015 e é inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York, nos Estados Unidos, e busca fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, através da visitação monitorada a prédios históricos, roteiros de memória, apresentações artísticas, palestras e oficinas. Este ano o tema do evento é “Construindo Histórias” e serão realizados 77 roteiros, 52 palestras, 32 oficinas, 86 visitas guiadas, 13 apresentações artísticas, 7 exposições e 5 lançamentos de livros, com participação de 103 imóveis. As atrações são gratuitas.

Na região, a União Fraterna, casa que recebe bailes e festas de salão desde 1934 até os dias de hoje, contará com shows de samba rock com as bandas Farufyno, Os Opalas e Baile do Simonal, a partir das 18h de sábado (19). A casa estará aberta para visitação no domingo (20), das 10h às 17h, e também será ponto de encontro para um roteiro de caminhada gráfica, onde os participantes podem ver, desenhar e fotografar o Caminho de Manuel Preto, uma antiga trilha no planalto de Piratininga da Avenida Santa Marina até a Freguesia do Ó. O passeio será conduzido pelo arquiteto e artista gráfico Gilberto Tomé. A saída será às 10h e as inscrições devem ser feitas no local com 30 minutos de antecedência. A União Fraterna fica na Rua Guaicurus, 27.

A Casa Amarela, imóvel mais antigo da Vila Romana, também participa da terceira edição da Jornada do Patrimônio, desta vez com uma exposição de temática feminina. Haverá ainda a apresentação de vídeos da Caleidos Cia. de Dança no local, relacionados à exposição “De Casa a Caso” que resgatou as memórias do bairro. A Casa Amarela está na Rua Camilo, 955.

Já as crianças podem participar do roteiro “Caçando histórias e pokémons”, pelo Parque da Água Branca, que além de buscar as criaturas do jogo Pokémon Go, vai contar a história do parque e sua importância ambiental. O passeio será no domingo (20), às 10h, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail aline@estefam.com até sábado (19). O Parque da Água Branca fica na Avenida Francisco Matarazzo, 455.

Participam também da Jornada do Patrimônio a Casa das Caldeiras, o Sesc Pompeia, Casa Guilherme de Almeida, o Museu do Futebol, entre outros. A programação completa está no site www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA