ACSP Distrital Oeste simula eleição com alunos

0
1812

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Celso Gioia, presidente da OAB Subseção Lapa, fala da importância do voto

A Distrital Oeste da Associação Comercial de São Paulo realizou a edição 2017 do evento Jovens Eleitores do Futuro. A iniciativa visa promover um contato inicial de estudantes do ensino público com o processo eleitoral. Participaram alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Pereira Barreto.

Celso Gioia, presidente da OAB Subseção Lapa, realizou a abertura do evento e explicou aos jovens a legislação eleitoral, assim como a importância do voto consciente. “O direito de votar é muito importante. É a forma que a democracia encontrou de escutar a todos”, afirma. Gioia também abordou a necessidade de ler o programa do partido antes de escolher um candidato e o impacto dos votos brancos e nulos. “Quem vota em branco ou nulo não tem o direito de reclamar”, diz.

Também participaram do evento Jácomo Spampinato Neto, vice-superintendente e coordenador do Conselho Cívico e Cultural da ACSP Distrital Oeste, que representou o diretor Carlos Prisco, Vivian Gandelman Bovolini, chefe da 250ª Zona Eleitoral, Mário Hermelino Ferreira, Claudia Hausner e Osvaldo Tadeu dos Santos, conselheiros e membros do Conselho Cívico e Cultural da ACSP Distrital Oeste, Luci Godas Ferreira, presidente do Rotary Lapa e Maria Cecília Mello Sarno, supervisora da Escola Estadual Pereira Barreto, que representou a dirigente de ensino da região centro-oeste Rosangela Valim.

Cinco alunos fizeram o papel de candidatos e apresentaram propostas de educação, saúde, segurança, meio-ambiente e justiça, com projetos de aumento de salário de professores e policiais, investimento em AMAs e hospitais, ampliação do serviço de coleta de lixo e maior participação popular na elaboração de leis. A votação foi realizada em urnas eletrônicas do TRE. A aluna que representou o tema justiça foi eleita pelos colegas, com 22 votos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA