Exposição “Museu do Ipiranga para Todos” chega ao Memorial da Inclusão

0
2483

Foto: Divulgação

Divulgação
Maquete do Museu do Ipiranga pode ser tateada por deficientes visuais

A mostra “Museu do Ipiranga para Todos” está no Memorial da Inclusão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada dentro do Complexo do Memorial da América Latina. A exposição fica em cartaz até dia 30 com réplicas acessíveis do acervo original que podem ser tateadas por pessoas com deficiência visual.

O material foi produzido pelo Setor de Atividades Educativas do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, fechado desde 2013 para restaurações e adequações de acessibilidade. Todas as obras da exposição “Museu do Ipiranga para Todos” podem ser tocadas e contam com audiodescrição e legendas em braile.

Os visitantes podem conferir uma maquete do museu, a réplica de diversos objetos que refletem o modo de vida das famílias paulistanas do final do século XIX e início do século XX, como uma chaleira, jarra de porcelana, urinol, escarradeira, câmeras fotográficas e luvas. Entre as atrações está a reprodução em metal do famoso quadro “Independência ou Morte” (1888), de Pedro Américo. Outro destaque é a obra “Fundação de São Paulo” (1892), de Benedito Calixto, produzida em resina com relevos. Há também a réplica de uma escultura de D. Pedro I. Além disso, a mostra traz uma projeção da reabertura do espaço previsto para 2022.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão está localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, na Barra Funda. A mostra fica aberta à visitação até 30 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA