Qualidade de vida

0
1341

Os benefícios que as árvores nos trazem são tantos e tão importantes que deveríamos conhecer cada vez mais o conceito de arborização, um tema que – diga-se de passagem – não é fácil.

São muitos os benefícios: melhora a qualidade do ar, proporciona mais conforto térmico, reduz ruídos e embeleza as ruas através das cores, texturas e formatos, tanto das folhas, quanto das flores e dos caules.

Plantar bem é fundamental e requer alguns procedimentos, como abrir berços (ou covas, como se dizia antigamente), substituir o solo por terra de boa qualidade para plantio (quando necessário), corrigir a acidez e realizar a adubação, fornecendo os nutrientes necessários. O canteiro deve ser o mais largo possível, para a melhor absorção de água das chuvas, fortalecendo inclusive as raízes.

Vale uma observação: a saúde produzida pela arborização se dá por meio das árvores adultas, e não simplesmente pelo número de mudas plantadas. Melhor dizendo: quando plantamos uma muda de árvore, é essencial cuidar dela até que atinja a fase adulta. É quase como uma criança, que precisa de cuidados para sobreviver e crescer.

Por isso, os plantios em bairros de nossa cidade devem prever a etapa de manutenção, que consiste nos cuidados básicos, como regar fartamente, retirar ramos que nascem na base do caule para favorecer o desenvolvimento da copa, e adubar regularmente, sempre utilizando do rigor técnico para o manejo. Cuidar das árvores vale a pena!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA