Pintores revitalizam muro do Sorocabana

0
1502

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
A pintura no muro do hospital foi a primeira ação externa do grupo

Artistas membros da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés deram nova cara a um dos muros do Hospital Sorocabana na quarta-feira (4). A ação já vinha sendo discutida nas reuniões do Projeto Lapa 21, que prevê intervenções estruturais e a divulgação de uma cultura em prol da acessibilidade.

A pintura foi uma parceria da Prefeitura Regional da Lapa com a SPTrans, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e Babel-Azza, agência que atende a Associação. “Essa oportunidade de pintar no muro do Hospital Sorocabana está sendo única pra mim, que faço pinturas em locais fechados e sempre na horizontal, e hoje estou fazendo na rua e na vertical. O mais legal de pintar na rua é que você sente a reação do público na hora. As pessoas param para olhar, comentam”, afirma o pintor profissional José Marcos dos Santos, 47 anos, que nasceu sem os movimentos de braços e pernas, mas conseguiu recuperar aos nove anos parte dos movimentos das pernas e começou a usar os pés para escrever e pintar.

O prefeito regional Carlos Fernandes foi prestigiar os artistas. “É uma iniciativa importante para a população entender que essas pessoas são muito guerreiras, muito batalhadores na vida, com dificuldades que elas superam e superam pela arte”, afirma Fernandes. Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência, elogiou o projeto Lapa 21. “Precisa chamar atenção para mostrar que nós existimos e temos muitos direitos que não são atendidos. Aqui na Lapa isso vem atrelado à reurbanização, fazendo as calçadas e ainda com artistas fantásticos”, diz.

A próxima ação prevista do Projeto Lapa 21 é fazer as calçadas do lado par da Rua Catão e iniciar medidas de acalmamento de trânsito junto à CET.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA