Lapa de Baixo ganha agência do INSS

0
40153

Foto: Divulgação

Divulgação
Unidade na Rua Engenheiro Fox iniciou as atividades no dia 29 de outubro

A Agência da Previdência Social (APS) que ficava na Avenida Santa Marina foi fechada no último dia 22 de outubro para a transferência de mobiliário, equipamentos e arquivos para a nova sede, na Lapa de Baixo. A unidade chamada de Agência da Previdência Social São Paulo – Lapa iniciou as atividades no dia 29 de outubro, na Rua Engenheiro Fox, 443. A população pode encontrar no local todos os serviços prestados pelo órgão como as solicitações de aposentadoria, pensões e auxílios, incluindo perícia médica. Os agendamentos para o atendimento na unidade devem ser feitos pelo telefone 135 ou pelo site meu.inss.gov.br e a agência funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Serviços que não dependem de agendamento prévio são atendidos das 7h às 13h.

A unidade da Santa Marina realizou em média 533 atendimentos diários entre os meses de janeiro e setembro de 2018. A nova agência possui acessibilidade e conta com instalações melhores. O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PP) acompanhou a demanda da população por um imóvel melhor desde 2016. “A gente queria uma agência decente, que pudesse substituir a da Santa Marina, e ver inaugurada a da Lapa de Baixo é muito bom, porque vai revitalizar o entorno. Vai atrair outras atividades ao redor e vai ter valorização no local”, afirma o deputado.

Márcia Lucchesi, presidente da Associação Amigos da Lapa de Baixo (AALB), afirma que o acesso à nova agência é melhor do que era na Avenida Santa Marina, mas que ainda pode melhorar. “Antes não tinha acessibilidade, mas o serviço funcionava. O lugar era ruim de chegar. Aqui já tem mais facilidade para as pessoas que vem da Avenida Ermano Marchetti, mas quem vem da estação Lapa da CPTM tem que utilizar as passagens e é difícil porque também não tem acessibilidade. Alguém que tem mobilidade reduzida e vier aqui de trem para passar pela perícia vai ter dificuldades. De carro, a Rua Engenheiro Fox é melhor para estacionar do que era no entorno da Santa Marina”, diz. Márcia Lucchesi também acredita que a nova agência irá aumentar o comércio no bairro. “Para a Lapa de Baixo foi bom porque vai ter um fluxo de pessoas maior por aqui, então a demanda para o comércio também vai ser maior. Mas ainda falta estrutura como um lugar para tirar cópias e fotos. A Prefeitura também precisa melhorar a iluminação na rua”, completa.

A demanda por uma Agência da Previdência Social com acessibilidade na Lapa é antiga, e já foi discutida em Brasília, em 2012, pela então deputada federal em seu primeiro mandato Mara Gabrilli (PSDB).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA