PM reforma sede histórica

0
2098

Foto: Maria Eugênia Gambi

Maria Eugênia Gambi
Posto policial localizado na Rua Espártaco foi a sede do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano nos anos 70.

A Polícia Militar revitalizou o posto localizado na Rua Espártaco que foi a sede do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano nos anos 70. Foi realizada uma solenidade de reinauguração na terça-feira (11) com a presença do Tenente-coronel Marcelo Gonzales Marques, comandante do 4º BPM/M, do Capitão Paulo Sanchez, comandante da 1º Companhia, Coronel Alexander Bento, do CPA/M-5, Coronel Marcelo Salles, comandante-geral da Polícia Militar, e os deputados estaduais Coronel Telhada e Sargento Neri. “É um grande marco a iniciativa do Capitão Sanchez, da tropa da 1ª Companhia e de alguns amigos civis que também colaboraram para chegarmos a esse dia com a reestruturação da sede histórica do 4º Batalhão”, destaca o Tenente-coronel Gonzales.

Considerada estratégica para o patrulhamento, pela proximidade com a Rua Clélia, os próprios policiais auxiliaram nas melhorias do imóvel. “Tenho muitas pessoas para agradecer. Cada um dos senhores que vieram aqui, quebraram parede, pintaram, tiraram entulho e organizaram. Utilizo a frase que o senhor (Coronel Marcelo Salles) também usa, que gratidão é dívida que não prescreve. Agradeço a todos que fizeram esse sonho se realizar e em tempo recorde, de seis meses. Transformamos o vulgo PP (posto policial) fantasma nessa ótima sede”, declara o Capitão Paulo Sanchez. A base será operacional e abrigará as unidades de ronda escolar, base comunitária móvel e motocicletas. Também foi inaugurado o Grêmio “Cabo PM Gilvânio de Souza”, uma área em homenagem ao policial que faleceu no dia 9 de março de 1998 ao sair do posto policial e se deparar com infratores que tinham cometido um roubo na Rua Clélia.

O 4º BPM/M foi criado após o decreto que unificou a Força Pública com a Guarda Civil de São Paulo e originou a Polícia Militar. A unidade que ficava na Vila Romana era responsável pelo policiamento de uma enorme área na Zona Oeste. Em 1992 a sede foi transferida para a Rua Tomé de Souza, onde ficou até 2006, quando foi instalada na Rua Peribebui. Em 2016 mudou para a Rua Passo da Pátria, onde permanece até hoje. Atualmente o 4º BPM/M possui três companhias, responsáveis pela segurança da Barra Funda, Perdizes, Pompeia, Lapa e Vila Leopoldina. Em 2020 o 4º BPM/M completa 50 anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA