Subprefeito participa da Operação Baixas Temperaturas

0
1320

Foto: Divulgação

Divulgação
Subprefeito da Lapa Leo Santos participa de abordagens no Viaduto da Lapa

Com a onda de frio da última semana, a Prefeitura realizou uma ação conjunta com várias secretarias para reforçar a Operação Baixas Temperaturas. Foram criadas 272 novas vagas emergenciais para pessoas que não tinham onde passar a noite, distribuídas em um equipamento de assistência social da Casa Verde e quatro clubes municipais, um deles o Pelezão, que foram adaptados para receber as funções de alojamento e refeitório. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., fez uma vistoria no clube da Rua Belmonte na terça-feira (16), antes de receber os acolhidos. “Essa ação de acolhimento a moradores em situação de rua nos clubes esportivos, nesses dias frios, busca dar um olhar humanizado e um tratamento digno àqueles que têm em comum a dura condição de invisibilidade em nossa sociedade. Ao abrir a porta dos clubes esportivos municipais, estamos, acima de tudo, defendendo vidas”, afirma o secretário. Foram encaminhadas quinze pessoas para o Pelezão.

Também foram mobilizadas equipes das subprefeituras para a distribuição de cobertores e garrafas de água. Na Lapa, a subprefeitura aponta que realizou sete encaminhamentos e entregou cem cobertores. O subprefeito Leo Santos participou da ação. “Foi uma operação de emergência com o intuito de salvar vidas. O prefeito Bruno Covas orientou que os subprefeitos também fossem para a rua para ajudar a Defesa Civil e SMADS no encaminhamento dos moradores em situação de rua para os albergues e, caso não quisessem ir, para os manter o mais aquecidos possível com a entrega de cobertores. Estaremos na rua todas as vezes que forem necessárias”, declara Leo Santos.

No total, na madrugada de quarta-feira (17) foram realizadas 326 abordagens na cidade a pessoas em situação de rua, que resultaram em 271 encaminhamentos para centros de acolhidas municipais e 55 recusas. A SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) possui 148 serviços para população em situação de rua e aproximadamente 22 mil vagas, sendo 18.411 de acolhimento. A rede também conta com 128 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), que juntos disponibilizam 2.335 vagas.

A Operação Baixas Temperaturas ocorre até o dia 20 de setembro e é intensificada sempre que a temperatura atinge um patamar igual ou inferior a 13º C. Quem presenciar uma pessoa que pode precisar de encaminhamento para os centros de acolhimento nas noites frias pode informar a Prefeitura pelo 156.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA