Cuidado com as árvores

0
703

Cerca de 30% das árvores da cidade de São Paulo estão doentes e precisam de cuidados. Um método bastante eficaz foi desenvolvido pelo Instituto Biológico (IB). É um trabalho de investigação e tratamento dessas árvores. Destinei emendas parlamentares para alguns bairros e a Lapa é um deles.

O método desenvolvido pelo IB tem como objetivo a identificação das infestações por cupins subterrâneos em árvores. A metodologia busca facilitar o monitoramento com o uso de equipamentos de baixo custo, entre eles uma micro câmera para visualização interna dos danos em troncos.

Na primeira etapa do projeto é feito um levantamento prévio, identificando alguns espécimes arbóreos para serem avaliados, em seguida levanta-se algum tipo de problema fitossanitário (cavidades, presença de fungos, necessidade de supressão, etc.) e verificam-se quais estão com cupins ativos em seus troncos. A supressão da árvore é feita em último caso.

Futuramente pretende-se realizar também o controle das infestações, utilizando produtos naturais à base de óleos vegetais inócuos ao ambiente e à saúde humana e de organismos benéficos e não-alvo. Esse método está em fase de aprovação pela ANVISA.
Como eu sempre digo: Precisamos plantar a árvore certa, no lugar certo, na hora certa e cuidar! Árvore é vida!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA