Moradores cobram prazo para restrição de caminhões no bairro

0
1274

Foto: Divulgação

Divulgação
Caminhões transitam de madrugada na Rua Guaipá causando barulho e poluição

Moradores da Rua Guaipá, na Vila Leopoldina, reclamam do grande volume de caminhões na via, decorrente da interdição da Ponte do Jaguaré, que foi atingida por um incêndio no dia 21 de junho, e do Viaduto Mofarrej, após verificada a necessidade de obras estruturais. “Temos um trânsito absurdo dia, noite, madrugada. Dormir? Que saudade! Um terror, barulho e poluição sonora e do ar sem precedentes. Sabemos dos problemas da Ponte do Jaguaré e Viaduto Mofarrej, porém, desde que proibiram que caminhões transitem no Viaduto Mofarrej, nada fizeram de conserto no viaduto. Fecharam o acesso dos caminhões, mas nunca colocaram nada e ninguém para arrumar os problemas que levaram à proibição dos caminhões no viaduto. Não resolveram as ditas fissuras na estrutura que disseram ter descoberto e nada de obras. A pergunta é: quando vão começar as obras e devolver o viaduto aos caminhões para a Avenida Doutor Gastão Vidigal e voltar a restrição dos caminhões na Guaipá?”, relata a moradora Gláucia Prata.

Questionada, a Prefeitura informa que trabalha no Viaduto Mofarrej desde o dia 1º de julho, após o laudo estrutural apontar a fissuração dos vãos centrais, e que desde então foram feitas aberturas nos caixões perdidos (espaço sob a pista), mobilização dos materiais utilizados na recuperação estrutural e montagem do canteiro de obras. O projeto para reforçar a estrutura está em fase de finalização e as obras serão entregues em janeiro de 2020.

Sobre a Ponte do Jaguaré, a SIURB informa que os testes foram realizados entre os dias 5 e 9 de agosto, e que a partir do dia 10 de agosto a pista sentido centro-bairro foi interditada para realização da nova etapa de obras. Está em andamento o processo de “macaqueamento” da estrutura para substituição dos aparelhos de apoio danificados e a troca de uma junta de dilatação. Já foram executadas as demolições e recomposições das lajes inferiores (parte de baixo da ponte) atingidas pelo incêndio. Quando essas intervenções forem concluídas, será necessário interditar o sentido bairro-centro para realização dos mesmos trabalhos, mas num trecho menor. A Prefeitura afirma que as obras serão concluídas em dezembro e que o tráfego de caminhões continuará proibido no Viaduto Mofarrej e na Ponte do Jaguaré até o término das obras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA