Tradicional festa do Dia dos Mortos é celebrada no Memorial

0
1342

Foto: Rafa Guirro

Rafa Guirro
Celebração do Dia dos Mortos reúne comida, música e danças típicas

Neste final de semana o Memorial da América Latina será palco da grande festa do Dia dos Mortos, com exposição de altares, festival gastronômico, danças típicas, apresentações de mariachis e luta livre. A personalidade escolhida para ser homenageada na festa de 2019 é Francisco Toledo, um dos mais importantes artistas contemporâneos do México, falecido em setembro.

O Dia dos Mortos é uma das celebrações mais representativas da cultura mexicana e é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A data reúne famílias e comunidades para honrar seus antepassados através de um banquete de sabores, cores e música. Seis altares estarão expostos no Espaço Gabo, ornamentados com oferendas que reverenciam a memória dos mortos, sendo quatro selecionados através de um concurso promovido pelo Centro Paula Souza, um produzido por mulheres mexicanas residentes em São Paulo, e um do Memorial da América Latina, que este ano homenageia Bibi Ferreira, João Gilberto e Fernanda Young. Outro destaque da exposição são as pipas brancas (papelotes al cielo), sendo que cada uma representa uma personalidade falecida.

Já o Festival Gastronômico oferecerá quitutes típicos mexicanos como os tacos, guacamole e tortilhas. A festa do Dia dos Mortos acontece das 11h às 21h no sábado (2) e das 11h às 20h no domingo (3), com entrada gratuita. A exposição de altares fica disponível para visitação até o dia 10 de novembro, das 9h às 18h. O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA