Regina Rios, a cantora que tem levado música para a Vila Ipojuca durante a quarentena

0
2073

Foto: Divulgação

Divulgação
Regina Rios na varanda onde canta

Moradora da região desde 1992, Regina Rios é a dona da potente voz que tem sido ouvida pela Vila Ipojuca. Professora de canto, ela resolveu compartilhar seu talento e estudo com a vizinhança nesse período em que todos estão em casa para se proteger da Covid-19. “Como eu estudo música clássica há mais de dez anos é o estilo musical que eu me sinto mais à vontade para doar às pessoas. Eu amo cantar músicas como a Ave Maria, sinto que me conecto com a música, consigo me emocionar e emocionar as pessoas com toda a técnica que tenho. O mais importante de cantar acapella é você projetar a sua voz para que ela chegue por exemplo até a última fileira do teatro e é muito difícil fazer isso da varanda para que a voz chegue a prédios e casas com muitos quarteirões de distância, é essencialmente muscular. Cantar não é um dom nem um talento, é muito estudo, esforço e aprendizado como qualquer outra habilidade. Nós podemos nascer com uma facilidade fisiológica mas se você vai desenvolvê-la ou não aí é com você. Eu montei um repertório com Ave Maria de Bach/Gounod, Ave Maria de Schubert, O Mio Babbino Caro da ópera Gianni Schicchi de Puccini, Nessum Dorma da ópera Turandot de Puccini e Libiamo da ópera Traviata de Verdi”, afirma Regina, que completa: “Já tem alguns pedidos que eu analisei e acho que conseguirei fazer da varanda”.

Ao cantar músicas clássicas de sua varanda, Regina teve uma resposta bastante positiva e imediata. “Eu até fiquei um pouco assustada com a quantidade de pessoas que atingi. Muitos vizinhos postaram no grupo do bairro da Vila Ipojuca no Facebook, com comentários emocionantes, carinhosos e muitos vídeos, muitos sem saber que era eu. Depois da primeira vez que cantei na varanda na semana passada alguns amigos meus viram publicações de amigos e familiares tanto no Facebook quanto no Instagram e me marcaram ou me enviaram diversos posts e vídeos além do grupo do bairro”, conta.

A música entrou cedo na vida da Regina e esse contato precoce acabou fazendo com que a arte virasse sua profissão. “A música sempre foi uma paixão, comecei a cantar desde criança. Meus pais, Celso e Rosana, são e sempre foram amantes da música. Meu pai toca um pouco de diversos instrumentos e minha mãe e ele cantam. Meu pai, sempre quando sobrava um dinheiro, comprava um instrumento para aprender a tocar e foi assim que ele criou a “sala de música” na casa deles. Isso fez com que eu me aproximasse muito da música pois a minha diversão quando criança era passar horas no piano e no teclado inventando e brincando. A primeira vez que meus pais descobriram meu talento para cantar foi em um aniversário de família em um antigo Karaokê na Pompeia, eu devia ter uns 10 anos. Eu escolhi cantar I Will Always Love You da Whitney Houston e lembro da minha mãe dizer que era uma música muito difícil e eu pagaria mico. Contestei falando que achava fácil e que eu conseguiria cantar e lá fui eu pro palco. Eu acabei dando um show e minha mãe ficou boquiaberta! Foi ali que tudo começou. Quando me formei no colégio eu fui estudar em uma escola de música perto do metrô Vila Madalena, passei o ano de 2007 inteiro estudando música para ver se era aquilo que eu queria mesmo e decidi prestar uma faculdade de música. Passei e em 2008 eu comecei a estudar música com bacharelado em canto erudito, ópera”, explica a musicista.

Nesse período de isolamento social fica muito evidente algo que já deveria ser de conhecimento de todos: a importância da arte e dos artistas em nossa vida. “A música, seja o estilo que for, é uma arte essencial para a nossa vida, ela mexe com todos os nossos sentimentos. A música nos emociona e toda essa emoção desperta esperança e paz em nós e em minha opinião é exatamente aquilo que estamos necessitando muito nesse período atual em que estamos vivendo”, afirma Regina.

Quem morar na Vila Ipojuca tem a chance de escutar a voz da Regina nas segundas e terças-feiras, a partir das 21h. Também é possível conhecer o trabalho dela na página do Facebook www.facebook.com/ReginaRiosCantora ou no Instagram @ReginaRiosCantora. Quem ficar ainda mais inspirado e quiser desenvolver sua própria voz, pode fazer uma aula on-line durante esse período de quarentena com preços especiais. Para mais informações, o contato é regina.rios@gmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA