Páscoa terá queda nas vendas e missas virtuais

0
802

Foto: Reprodução

Reprodução
Transmissão no Facebook da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Vila Leopoldina

Com o isolamento social, medo do desemprego e a necessidade de economizar dinheiro, a celebração da Páscoa será mais simples este ano.

Segundo a APAS – Associação Paulista de Supermercados, espera-se uma queda de 8,5% nas vendas dos associados. A entidade destaca que os clientes estão priorizando a compra de alimentos básicos e produtos de higiene, ao invés de comprar itens como bacalhau e ovos de Páscoa. Já a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que as vendas devem cair 31,6% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, o que se for confirmado representará R$ 738 milhões a menos no faturamento do varejo.

Uma pesquisa on-line feita pelo Google, entre 7 e 19 de março, com mil pessoas, aponta que sete em cada dez brasileiros vão mudar seus hábitos na data, sendo que 12% vão deixar de comprar ovos e chocolates, 9% não vão participar de nenhum almoço no domingo e 53% não vão viajar no feriado.

O governador João Doria fez um apelo na quarta-feira (8) para que as pessoas não viajem durante o feriado prolongado da Páscoa para contribuir com as medidas de combate ao contágio pelo novo coronavírus. “Estamos na Semana Santa e temos um feriado prolongado a partir desta sexta-feira (10), se é que podemos falar em feriado em um período de uma crise tão densa e tão triste como essa. Eu faço um apelo às famílias que, por favor, não se dirijam ao litoral de São Paulo. É um apelo que faço como governador do Estado: permaneçam em casa”, declarou Doria.

Apesar da recomendação, o Governo de São Paulo não instalou bloqueios ou impôs restrições de utilização das rodovias paulistas durante o período de quarentena, mas o acesso às praias não está liberado.

Para reduzir os impactos, alguns comércios como a Lapadoces, da Lapa de Baixo, têm divulgado o movimento #páscoaatéjunho, para que a data seja celebrada no dia 14 de junho, quando espera-se que seja possível retomar os encontros familiares.
Este ano também não foi realizada a tradicional Santa Feira do Peixe da Ceagesp. A comercialização de pescado foi feita entre 1h e 5h da manhã, entre 7 e 10 de abril. Não serão feitas vendas no pátio neste sábado (11).

Igrejas utilizam mídias sociais durante quarentena

As igrejas também tiveram que se adaptar para a celebração da data e vão realizar missas on-line em suas páginas no Facebook. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Vila Leopoldina vai realizar missas na sexta às 15h, no sábado às 20h, e no domingo às 9h, 11h e 18h30.

A Paróquia São João Batista de Vila Ipojuca realiza suas missas on-line no sábado às 17h e no domingo às 8h e 18h. As missas da Paróquia São Pedro Apóstolo acontecem na sexta às 15h, sábado às 19h30 e domingo às 9h. A Paróquia São João Maria Vianney transmitirá suas missas no sábado às 20h e domingo às 10h. O Frei Marcus Vinicius da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Vila Hamburguesa publicou um texto no blog da igreja para orientar os paroquianos. “Escrevo-lhes hoje com o coração cheio de esperança, uma vez que estamos próximos de iniciarmos a Semana Santa e vivermos a Páscoa, tempo em que a vida derrotou a morte. No momento atual que vivemos, de modo todo especial, nos revelou e, tem nos revelado, algumas surpresas. Estamos ainda no tempo da quaresma e neste exato momento passando por essa pandemia do coronavírus. A grande maioria de nós estamos confinados em nossas casas, as igrejas sem celebrações ou atividades pastorais, ruas silenciosas, contatos virtuais e assim por diante. Teremos desafios enormes pela frente: Como responder frente a essa situação? Como evangelizar? Como levar esperança? Deus tem seus planos para cada um de nós e precisamos discernir com sabedoria qual a sua vontade em nossa vida. Este ano, as celebrações da Semana Santa serão realizadas em privado pelos padres e nossa comunidade seguirá o mesmo padrão. Todas as celebrações já estão sendo realizadas por meio do Facebook da Paróquia na capela do seminário Santa Mônica: vocês poderão encontrar a página escrevendo “Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Vila Hamburguesa”. A igreja da Rua Brentano, na Vila Leopoldina, transmitirá suas missas na sexta às 15h, sábado às 19h e domingo às 10h e 18h.

A Paróquia Cristo Jovem, do Largo da Lapa, fará uma via-sacra fechada com transmissão pelo Facebook e YouTube na sexta-feira às 10h. No sábado a missa acontece às 18h30 e no domingo às 9h. A Paróquia São João Bosco fará a via-sacra às 11h e a Celebração da Paixão às 15h de sexta-feira, com transmissão pelo Facebook. As missas acontecem no sábado às 20h e no domingo às 11h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA