Posto de Bombeiros da Lapa completa 60 anos

0
4458

Foto: Divulgação

Divulgação
Posto de Bombeiros da Lapa localizado na Rua Martim Tenório

Na terça-feira (21) foi comemorado o aniversário de inauguração do Posto de Bombeiros da Lapa, localizado na Rua Martim Tenório, 130, que pertence ao 4ª Grupamento de Bombeiros (4º GB).

A história do posto começou em 1957 quando foi instalada a 2ª Seção de Combate a Incêndio, na Rua Guaicurus, em uma área que depois pertenceu à Estação Ciência. Em 21 de abril de 1960 o serviço foi transferido para a Rua Martim Tenório, quando foi oficialmente inaugurado o posto, passando a funcionar em um sobrado.

Em 1978 foi construído, nos fundos do sobrado, um prédio de dois pavimentos com alojamento, cozinha e refeitório. O antigo sobrado foi demolido e construído o prédio onde fica a sala de telegrafia e as instalações administrativas.

Com o aumento da demanda e reestruturação do Corpo de Bombeiros em 2002, as dependências do posto da Lapa passaram a fazer parte do 1º Subgrupamento do 4º GB, atualmente comandado pela Major Cristiana de Barros Lucena, primeira mulher no cargo. “Antes cada posto era destinado a uma função, alguns atendiam casos de incêndios, outros faziam salvamentos, mas hoje todas as unidades têm pelo menos uma viatura de incêndio e uma de resgate”, explica a Major. Entre as ocorrências mais atendidas pelo 4º GB estão acidentes de trânsito, especialmente com motociclistas.

No começo do ano, um dos destaque do grupamento foi em relação às grandes enchentes que atingiram o entorno do Mercado da Lapa, Ceagesp e Marginais. O 4º GB que tem embarcações no litoral e na Represa de Guarapiranga deslocou o efetivo que, por 24 horas, circulou de barco pela região para auxiliar pessoas ilhadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA