Grupo Encantoria comemora 15 anos com projeto online

0
671

Foto: Bruno Franques

Bruno Franques
Grupo Encantoria celebra seus 15 anos com lançamento de mini documentário e novas músicas durante evento online

Com sede no Jaguaré, a Encantoria Produções é responsável pelo Grupo Encantoria que há quinze anos reúne músicos, atrizes e brincantes que trabalham com a arte de contar e cantar histórias. Juntos os artistas criam arranjos para músicas autorais inspiradas na cultura brasileira e participam de festivais paulistas. Na região, o grupo já participou de eventos de carnaval no Sesc Pompeia, onde também comandaram o baile para pessoas da terceira idade.

Com a pandemia de Covid-19 e para não perder o marco de 15 anos desse importante trabalho cultural, o grupo celebra sua trajetória com um projeto comemorativo composto por um mini-doc, um single, um videoclipe e outras músicas inéditas de integrantes que serão lançados em um evento online na sexta-feira (27), a partir das 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do Grupo Manuí (www.youtube.com/manuiproducoes).

O mini-doc reúne cenas, momentos, depoimentos e algumas produções inéditas de músicas autorais dos integrantes do Encantoria, realizadas especialmente para esse projeto durante a pandemia, mostrando como cada um dos artistas ressignificou seu trabalho durante a crise sanitária e passou a utilizar novas tecnologias para produzir o trabalho audiovisual.

O projeto tem o apoio da Lei Aldir Blanc na Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e do Ministério do Turismo.

O Grupo Encantoria é formado por Leandro Pfeifer (voz, cavaquinho e violão) e Tatiana Zalla (intervenções poéticas), ambos do Grupo Manuí, Ana Maria Carvalho (voz e brincante), Melina Cabral (voz e percussão), Domingos de Salvi (viola caipira), Edu Guimarães (sanfona), Wilson Caetano (bateria e vocais), Bruna Duarte (baixo), Lucas Barel (brincante e percussão), Flávio Vasconcelos (flauta transversal, arranjos, violão e vocais), Gilson Caetano (trompete), João Vitor dos Santos (sax tenor), Daniel Brás (brincante e ilustrações), Aline Fernandes, Vanessa Soares, Simone Silva e Camila Rocha (brincantes).

Entre os ritmos trabalhados pelo coletivo estão as Quadrilhas Juninas, Cirandas, Xote, Maracatu, Baião, Cantoria Brasileira, Frevo e o Samba de Roda. Para os arranjos, o Encantoria utiliza instrumentos de metais como sax, trombone e trompete, assim como a viola caipira, sanfona e percussões tradicionais dos ritmos populares. Também há a presença de bateria, violão, cavaquinho, baixo elétrico e vozes.

O Encantoria recebeu o 1º lugar nos festivais “Canta Limeira 2017” (com Wandy Doratioto e Julio Medaglia como jurados), “Santa Gertrudes 2018” e diversos e expressivos prêmios em festivais, destacando-se “Viola de Todos os Cantos 2008” da EPTV/Globo (finalista e participação no CD) e “Cena Musical Independente” (Secretaria da Cultura do Estado e São Paulo), selecionado entre mais de 1000 inscritos.

Em 2010, o Grupo Encantoria lançou oficialmente seu primeiro CD, intitulado “Mãos que Segurei” e, desde então, circulou pelos Sescs do interior, capital e litoral de São Paulo com os projetos “Encantoria na Folia”, “Encantoria Brincante” e “Baile do Encantoria”.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA