Cacilda Becker transmite peça escrita por Hilda Hilst

0
265

Foto: Priscila Prade

Priscila Prade
A peça traz a história real do padre franciscano Maximilian Kolbe que, no campo de concentração nazista de Auschwitz, apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer

Com direção de Hugo Coelho, o espetáculo “As Aves da Noite”, drama teatral escrito por Hilda Hilst há 52 anos, terá sessões online transmitidas pelo YouTube e Facebook do Teatro Cacilda Becker neste final de semana (16 e 17), às 21h no sábado e às 19h no domingo.

A peça traz a história real do padre franciscano Maximilian Kolbe que, no campo de concentração nazista de Auschwitz, apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer no chamado “porão da fome”. A autora coloca em conflito os prisioneiros condenados na cela: o padre, um carcereiro, um poeta, um estudante e um joalheiro. Na montagem, eles aparecem isolados, confinados em gaiolas, uma alusão à prisão onde a história se passa, mas também à nossa impossibilidade de contato físico nesse momento de isolamento social. O espetáculo foi idealizado pelo produtor Fábio Hilst para ser apresentado presencialmente, mas com a pandemia foi adaptado para vídeo.

Maximilian Kolbe morreu em Auschwitz, em 1941, e foi canonizado em 1982 pelo Papa João Paulo II. São Maximiliano é considerado padroeiro dos jornalistas e radialistas e protetor da liberdade de expressão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA