Alckmin é paraninfo da turma de empreendedores

0
1332

Foto:

Governador Alckmin e convidados

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

O governador Geraldo Alckmin foi o paraninfo da primeira turma de 60 empresários, que se formaram no curso de capacitação do Programa Inovação Tecnológica em Pequenas e Médias Empresas (Pipe Empreendedor), uma iniciativa conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Empreender Endeavor. O evento aconteceu na quarta-feira, dia 29 de setembro, no auditório da Fapesp, que fica na Rua Pio XI, 1500.
O curso visa estimular o desenvolvimento de pequenas empresas, por meio de obtenção de investimentos, parcerias e clientes, além de promover o aperfeiçoamento gerencial e estruturação de planos de negócios, a partir de aconselhamentos profissionais de presidentes e diretores de grandes empresas.
Segundo o diretor científico da Fapesp, José Fernando Perez, o programa foi lançado em junho de 1997, com a assinatura da parceria do então governador Mário Covas. Em dezembro do mesmo ano, foram 32 projetos apresentados. Hoje existem 350, que estão dando frutos. “Esses projetos de pesquisa contemplam inovação tecnológica com valor comercial e uma equipe competente para gerenciar”, disse Perez. O Pipe Empreendedor leva em consideração a pesquisa dentro da empresa, recursos para o pesquisador, viabilidade, plano de negócios e desenvolvimento de produto, sem a exigência de cátedra do interessado.
O evento também serviu para a assinatura de uma parceria com o Finep (Órgão de desenvolvimento de Engenharia de Produto) e uma resolução, permitindo que a Fapesp seja a coordenadora dos Parques Tecnológicos, que serão criadas dentro das universidades estaduais. O governador Geraldo Alckmin encerrou a solenidade, afirmando que o Estado não cria empregos, mas “dá as condições e o ambiente propício para receber investimentos privados, que, por sua vez, viabilizam a cultura empreendedora, gerando trabalho, renda e qualidade de vida”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA