Cetesb orienta caminhoneiros

0
912

Foto:

Caminhoneiro participa da campanha educativa

Cerca de 50 motoristas de caminhões que regularmente entram e saem da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) tiveram a oportunidade de submeter seus veículos a um rápido teste de emissão de poluentes, na quarta-feira, 21. A iniciativa partiu da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e fez parte da Operação Inverno 2006. “Nossa presença no pátio de estacionamento da Ceagesp teve por objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância de manter regulado o motor de seu veículo, de modo a reduzir a emissão de poluentes e o próprio consumo de combustível”, explicou o presidente da Cetesb, Otavio Okano. “Não viemos aqui aplicar multas”, acrescentou o engenheiro.
Segundo ele, as campanhas educativas realizadas periodicamente têm reflexos diretos na diminuição do percentual de veículos movidos a diesel que circulam em não conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação ambiental. “Em 1995 esse índice era de 45%. Hoje, ele está em torno dos 6%”, afirma Okano.
Enquanto conversava com a reportagem do Jornal da Gente, o presidente da Cetesb observava o teste feito num caminhão Mercedes Benz. O resultado negativo surpreendeu o caminhoneiro Licínio. “Não sabia que o motor estava desregulado. Está na hora de ir até uma oficina e deixar tudo em ordem”, afirmou o motorista, após ler os folhetos educativos distribuídos pelos técnicos da Cetesb.
No ano passado, a estatal paulista multou 11.463 veículos a diesel que emitiam fumaça preta acima do permitido. Até maio deste ano, foram registradas mais de 2.500 autuações. O valor da multa é de R$ 835, dobrando a cada reincidência. “É importante que os motoristas saibam que nos meses de inverno as condições climáticas dificultam a dispersão dos poluentes, o que aumenta o risco de doenças respiratórias. É preciso redobrar a atenção com a regulagem do motor, pois a fumaça preta tem grande potencial de agressão à saúde”, alertou Okano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA