Começa a desativação

0
778

Foto:

Comunidade comemora o fechamento da usina

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A Usina de Compostagem de Vila Leopoldina, que causa transtornos aos moradores do bairro há 30 anos, entrou em processo de fechamento de suas atividades no dia 31 de agosto, terça-feira passada. A Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SSO) suspendeu o descarte de material orgânico e das visitas técnicas ao equipamento de 54.374 metros quadrados, que está instalado desde 25 de janeiro de 1974, próximo à Marginal Tietê, na Vila Leopoldina.
Segundo a assessoria de imprensa da SSO, a unidade recebia e tratava diariamente, em média, 800 toneladas de lixo geradas por moradores das zonas Oeste e Sudoeste, abrangendo uma população de aproximadamente 950 mil habitantes dos bairros do Butantã, Pinheiros e Lapa. A partir de agora, serão iniciados os serviços de limpeza, desmontagem e manutenção dos equipamentos. Ainda neste mês, a SSO repassará a responsabilidade da área para a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que pretende transformar o local num parque.
O Movimento Popular de Vila Leopoldina, liderado por Gláucia Mendonça Prata, luta há mais de 10 anos pela desativação da compostagem. “Foi uma vitória da persistência dos moradores do bairro e também do bom senso”, comemora Gláucia, ressaltando a importância do Conselho das Sociedades Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs) no processo de fechamento do “lixão” da Vila Leopoldina.
Mesmo com as medidas adotadas pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), como o sistema de neutralização de odores, com destaque para a construção do galpão para confinamento do rejeito, resultante do processo de compostagem, o mau cheiro, o chorume (resíduos líquidos) e a baixa qualidade do material orgânico – que servia como matéria-prima para fertilizantes – foram as causas apontadas pela Cetesb (agência ambiental do Governo do Estado) para a imediata desativação da usina.
O fechamento da Usina de Compostagem de Vila Leopoldina também segue a decisão da política municipal de minimização dos impactos ambientais, iniciada em 2002, com a desativação do Incinerador Vergueiro e, em 2003, com o fechamento da Usina de Compostagem de São Mateus. O núcleo de Coleta Seletiva Solidária continua operando no local pela CooperAção, cooperativa de catadores de material reciclável.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA