Cuidados redobrados no verão

0
1224

Cerca de 3 milhões de crianças morrem todos os anos em conseqüência de diarréias causadas por contaminação alimentar. Por este motivo, os cuidados com a higiene devem ser redobrados durante o verão, pois o calor e a umidade típicos da estação favorecem o crescimento de fungos e bactérias. O alerta é da engenheira de alimentos do Ceagesp, Fabiane Mendes da Câmara, que destaca a importância da higiene das mãos e dos alimentos.
Segundo a especialista, é importante lavar as mãos sempre que for manusear ou preparar os alimentos e também trocar de talher toda vez que for mexer em outro alimento para evitar contaminação. “Nunca se deve deixar comidas cruas em contado com as cozidas”, diz Fabiane. “É importante, também, não deixar os alimentos prontos destampados e manter a temperatura da geladeira entre 2°C e 4°C e a do freezer entre -15° e -20°C, para conservar os alimentos frescos”.
Ela alerta para a não utilização de alimentos enlatados com embalagens amassadas ou irregulares, pois eles podem trazer o microorganismo causador do botulismo, infecção que ataca o sistema nervosos central.
De acordo a engenheira de alimentos, o princípio básico nestes dias quentes é beber muito líquido, cerca de 2 a 3 litros de água ao dia, ingerir bastante fruta como melão e a melancia, que contêm bastante água e são menos calóricas. Outras frutas indicadas para este período são: abacaxi, goiaba, figo, uva e a manga, todas de época.
Outra dica é abusar de saladas, vegetais crus ou cozidos no vapor e queijo branco que tem bastante proteína. “As folhas verdes precisam ser adequadamente higienizadas em uma solução clorada – 1 colher de sopa(10ml) de água sanitária para uso geral para cada 1 litro de água, ou ainda 2 colheres de sopa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Depois, mergulhe as folhas e deixe descansar por 15 minutos, em seguida passe-as em água corrente e a verdura está pronta para ser consumida. Esse mesmo processo de limpeza deve ser feito com as frutas”, afirma Fabiane, lembrando que esses cuidados eliminam o risco de infecção alimentar. Para completar, ela aconselha o consumo de peixes e carne branca, que são de fácil digestão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA