Medida é aprovada por presidente da Assampalba

0
1026

Foto:

O arquiteto Roberto Rolnik Cardoso

José de Oliveira Jr. Repórter

Desde janeiro, o arquiteto e urbanista Roberto Rolnik Cardoso é o presidente da Associação dos Moradores pela Preservação dos Bairros do Alto da Lapa e Bela Aliança (Assampalba). Ele é um dos principais defensores do tombamento da City Lapa, que está tramitando desde 1997 no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
O arquiteto critica os que pensam que a medida vai congelar o desenvolvimento do bairro. Ele acredita que o bairro vai evoluir porque as pessoas conquistarão mais qualidade de vida e poderão morar num lugar melhor. “É bom esclarecer que o tombamento foi da City Lapa, e não os imóveis. Os proprietários poderão reformar, demolir e reconstruir as casas livremente, desde que respeitem as restrições e comuniquem ao Condephaat”, orienta.
Para ele, existe muita desinformação sobre o tombamento do bairro. Outras pessoas, segundo ele, colocam o interesse particular em detrimento do bem público. Acima de tudo, “a qualidade de vida dos moradores precisa ser preservada”, disse Cardoso, ao explicar os principais benefícios do tombamento. Segundo ele, a garantia da preservação do traçado das ruas, que acompanham o nível da topografia – estilo típico de projeto urbanístico de um bairro-jardim, comum nas cidades européias – é um bem cultural que merece ser preservado. Em São Paulo, predomina o traçado de rua ortogonal (cruzadas e em forma de quadrado).
Para o presidente da Assampalba, a manutenção de áreas verdes, preservando as praças da City Lapa, um patrimônio do bairro e da cidade. “A vegetação não está garantida no contrato da Companhia City. A empresa apenas vendeu um projeto urbanístico de um bairro-jardim, restringindo construções acima de nove metros de altura”, ressalta Cardoso, argumentando que, por esta razão, o tombamento é fundamental.
Citando artigos da Constituição Brasileira, o arquiteto acha que a municipalidade não tem condições de fiscalizar sozinha as normas da Zona Estritamente Residencial (ZER, antiga Z1). “Por isso, um órgão do governo de Estado é muito importante. É mais um aliado da comunidade para garantir legalmente o patrimônio histórico, cultural e ambiental da City Lapa”, finaliza.
Quem quiser saber mais sobre a Assampalba e sua luta pela preservação da região pode mandar um e-mail para assampalba@hotmail.com, ou enviar uma correspondência para Caixa Postal 66.092, CEP 05315-970.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA