A partir de segunda-feira (24), a faixa exclusiva de ônibus da Rua Clélia começa a funcionar do lado esquerdo (entre Praça Cornélia e Avenida Pompéia), encontrando o corredor da Francisco Matarazzo, que segue do mesmo lado até o centro da Cidade. A medida faz parte do pacote de intervenções que serão implantadas pela Prefeitura com o objetivo de melhorar a mobilidade e fluidez do trânsito na cidade.
Segundo a gestora de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego da Lapa, Rosemeire Murad, a sinalização será concluída durante o final de semana, 22 e 23, para não atrapalhar o trânsito na Clélia. “A mudança da faixa de ônibus da direita para a esquerda, começa no sábado, dia 22, e será concluída até a manhã de segunda-feira, 24, com a nova sinalização entre a Praça Cornélia e Avenida Pompéia”, explica a gestora.
Apesar de alguns moradores e comerciantes discordarem da mudança, ela afirma que com base no teste realizado no final do ano passado, a alteração terá resultados positivos. “O ponto de partida do projeto desenvolvido pela SPTrans (em parceria com a CET) foi a solicitação dos comerciantes para ampliação do horário de estacionamento na via. No período de teste, no final do ano passado, a mudança teve mais elogios que reclamações”, disse ela.
Com a alteração no sistema de tráfego, a faixa da direita terá o horário de estacionamento ampliado nos horários entre picos, das 11h às 16h. “O último quarteirão, próximo ao Sesc Pompéia, onde hoje é proibido estacionar, continuará com a mesma restrição”, avisa a gestora.
Além de nova sinalização, a mudança na Clélia inclui também a retirada de algumas linhas de transporte público que, segundo ela (atende a parte da sugestão de leitores como Luiz Piagginni ) serão desviadas para a Rua Faustolo, continuando pela Rua Crasso e Coriolano, seguindo o antigo itinerário. Alguns comerciantes acreditam que a medida tem o objetivo de forçar os lojistas a desocupar os imóveis para que empreiteiras dêem continuidade ao processo de verticalização e construção de condomínios na Clélia.