Empresa assume operação de linhas de trem

0
989

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Estação Lapa da CPTM

Com o processo de concessão à iniciativa privada iniciado em abril de 2021, as linhas 8 – Diamante, das estações Palmeiras – Barra Funda, Lapa, Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina, e 9 – Esmeralda, das estações Ceasa e Villa Lobos – Jaguaré, passarão a ser geridas completamente pela ViaMobilidade a partir do dia 27 de janeiro. A concessionária é constituída pelo Grupo CCR e pelo Ruas Investimento e Participações S/A, e para vencer o leilão realizou uma oferta de R$ 980 milhões pela outorga fixa, o que representou ágio de 202% sobre o valor mínimo.

Em novembro do ano passado, agentes de segurança da CPTM e ViaMobilidade começaram a operar em conjunto nas estações e condutores de trens da concessionária começaram a ingressar nas linhas com a supervisão da CPTM.

Juntas, as linhas transportam mais de um milhão de pessoas diariamente, de acordo com a demanda anterior à pandemia. Pelo contrato, a empresa terá que investir R$ 3,3 bilhões distribuídos nos primeiros anos da concessão, contemplando a reforma de 30 estações, construção de uma nova e a ampliação de seis (Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina).

Também está previsto no contrato a modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia, adequações nos sistemas de via permanente, a aquisição de 34 trens novos, a renovação do pátio de Presidente Altino e investimentos para transferir as atividades de manutenção da CPTM para um novo pátio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA