Precisa-se de patroas

0
1189

Desempregadas domésticas, diaristas e mensalistas lotam a sala do Núcleo Assistencial Anita Briza da Sociedade de Estudos Espíritas “3 de Outubro”, todas as quartas-feiras, em busca de uma oportunidade no Projeto Bolsa de Empregos.
O serviço de encaminhamento profissional que surgiu há cerca de vinte anos por iniciativa da voluntária Maria de Lourdes Rolim, falecida há 5 anos, continua ajudando pessoas na busca pela inserção no mercado de trabalho.
As discípulas de Lourdes e hoje coordenadoras do projeto, Leni Rey e Cleusa Pires, deram continuidade ao atendimento da Bolsa de Empregos. “Uma média de 30 pessoas, a maioria mulheres, passam pelo serviço todas as quartas-feiras, vindas de várias partes da cidade. Elas chegam até o Núcleo por indicação de alguma conhecida que já usou o serviço”, conta Leni.

Atendimento

Sem um número suficiente de patroas interessadas em absorver a mão-de-obra doméstica oferecida pelas candidatas, os casos positivos ainda são poucos diante do número de solicitações de emprego. “Em junho atendemos 92 pessoas, dessas, oito conseguiram emprego. Faltam patroas”, afirma Leni.
Nada é cobrado pelo serviço. Os interessados podem participar da Bolsa de Emprego, deixando seus dados para contato e o perfil do profissional desejado para contratação. “A patroa chega aqui e o nosso trabalho é de aproximá-la da empregada. Com o perfil, selecionamos aqueles que se enquadram na solicitação e colocamos as duas partes em contato, por telefone ou mesmo pessoalmente. Não fornecemos o endereço, se a patroa ou patrão se interessar, eles próprios passam a informação”, explica ela.
Segundo Leni, ninguém é obrigado a pagar nada. “Mas muitas pessoas fazem doações espontâneas para ajudar na manutenção dos projetos sociais do Núcleo, que atende pessoas de baixa-renda e moradores em situação de rua com alimentação e cursos profissionalizantes.
O atendimento da Bolsa de Empregos acontece todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, na Rua Aurélia, 665, na Lapa. Outras informações pelo telefone 3862-2132.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA