Saúde em Debate

0
911

Foto:

Mesa do Fórum Lapeano da Cidadania

Na quarta-feira passada, o Fórum Lapeano da Cidadania se reuniu na Casa do Advogado da Lapa para debater a saúde na região. O presidente do movimento, Mario Hermelino Ferreira, falou sobre o problema da área da saúde num país em desenvolvimento e da mudança da assistência médica. Antes, segundo ele, o profissional da saúde visitava as pessoas em casa. Atualmente, o doente tem de ir até um posto de saúde, recebendo atendimento impessoal por parte do especialista.
A Coordenadora de Saúde da Subprefeitura da Lapa, Selma Maria de Paiva Santos, disse que hoje a dificuldade maior do atendimento é a falta de recursos humanos. “Foram feitos vários concursos públicos sem conseguir o preenchimento das vagas”, lamenta. Outra questão a ser resolvida é o suprimento de medicamentos. Pela lei, a administração municipal é obrigada a ceder remédios com a devida receita médica para qualquer um que solicitar na unidade de saúde. “A Lapa é um bairro de passagem, onde muitas pessoas de outros bairros e cidades próximas à capital recorrem ao posto, pedindo remédios. Tivemos um suprimento de medicamentos que terminou em três dias por conta desta situação”, destacou a responsável pela saúde na Subprefeitura da Lapa.
Outra questão levantada é a falta de unidades de saúde no Jaguaré, que possui só um posto de saúde para 42 mil habitantes. Situação parecida vive o distrito da Barra Funda, que não tem nenhuma unidade de saúde para seus 12 mil moradores. A coordenadora da saúde disse que a Prefeitura de São Paulo está construindo 27 unidades na cidade e dois hospitais, mas nenhum na região da Lapa.
Outro problema é a área de abrangência das unidades, já que o acesso é dificultado na Vila Leopoldina para a comunidade do Jardim Humaitá e na Lapa de Baixo, onde a população tem que andar muito para ser atendida. Selma afirmou que existem recursos para alugar um imóvel e para servir como unidade de saúde na Lapa de Baixo, porém não encontrou até agora um local adequado para abrigar o posto. Na reunião do Orçamento Participativo de 2001, uma das prioridades no setor de saúde foi a instalação de um posto no bairro. A Sociedade Amigos da Lapa de Baixo luta pelo posto há 10 anos.
A coordenadora também disse que a transferência da unidade velha do Posto da Vila Anglo, localizada na Rua Mundo Novo, para a sede própria, que fica na Rua Saramenha, será no dia 29 de agosto e sua possível inauguração será dia 5 de setembro.
Pela Secretaria de Estado da Saúde, Ingeborg Cavalcanti Orlandi, diretora técnica da Região 1, reconheceu que existem problemas também quanto à burocracia e à centralização do atendimento especializado. Ela disse que é preciso entender o orçamento para saber porque o processo é tão complicado e lento, principalmente os exames de média complexidade. O Fórum Lapeano da Cidadania se reúne novamente no dia 17 de setembro para discutir transporte, passarela e metrô.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA