Sensibilização e justiça

0
1124

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Os integrantes do Movimento de Oposição à Verticalização (Mover) se reuniram novamente para discutir os rumos da sua luta pela preservação da região e manutenção da qualidade de vida de seus moradores. O encontro foi na quinta-feira passada, dia 17 de março, no Colégio Heitor Garcia. Segundo Helena Freire, é preciso educar a população para que ela valorize o espaço público, resgatando inclusive a memória de antigos moradores. “Uma das nossas bandeiras precisa ser educativa para sensibilizar a população”, disse Helena, que é historiadora e teme pela extinção da tradicional feira livre, que acontece aos domingos na Rua Fábia. O Mover acredita que com a construção das torres, onde ficava a antiga Fábrica da Petybon, os novos moradores queiram retirar os feirantes do local. “Por isso, queremos passar um novo abaixo-assinado para impedir a devastação do bairro por causa dos prédios”, conclama Janice de Piero.
Durante a reunião, os moradores do City Boaçava, no Alto de Pinheiros, deram seu testemunho a respeito do problema de verticalização. Maria Tereza de Oliveira Monteiro e Fernando Bártolo disseram que entraram na justiça para embargar a obra que estava acima do permitido na Lei de Zoneamento, que prevê uma área de transição no entorno dos bairros construídos pela City, definida no Plano Diretor Estratégico como Zona Estritamente Residencial (ZER).
“Os 12 proprietários do City Boaçava procurou o Movimento Defenda São Paulo para impedir a construção desenfreada de edifícios”, conta Maria Tereza, ressaltando que a construtora derrubou a liminar acionada pelo movimento em 21 de dezembro do ano passado, mas que só foi publicado em Diário Oficial no dia 15 de março. “Durante este período, os operários continuaram a construir e sem a divulgação no Diário Oficial não pudemos entrar com uma nova ação na justiça”, lamenta Bártolo, que pretende organizar um protesto na Rua Diógenes Ribeiro de Lima contando com a ajuda do Mover.
A próxima reunião do Mover acontece no dia 31 de março no Colégio Heitor Garcia, localizado na Rua Clélia, 1364.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA