Uma década de existência

0
803

Foto:

Mônica Renard, José Carlos de Barros Lima, Adaucto José Durigan e os parceiros

O Instituto 5 Elementos, Organização Não-Governamental de Educação Ambiental, completou 10 anos de vida. Para comemorar a data, realizou uma grande festa na Sociedade Beneficente União Fraterna na última sexta-feira, reunindo membros da entidade, representantes da comunidade e personalidades do bairro, como o subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan. Além do parabéns, os convidados assistiram ao show do grupo de dança e percussão Jambo, formado por 24 mulheres.
Segundo uma das diretoras da entidade, Mônica Renard, o 5 Elementos se preocupou com a questão ambiental na organização da festa. Por isso, todos os vasilhames de refrigerante e cerveja consumidos no evento foram doados ao Projeto Reciclázaro. Além disso, não foram usados pratos e copos descartáveis. “Temos de dar o exemplo e seguir o que pregamos”, ressalta.
O instituto foi criado a partir da idéia de três professoras especializadas em ecologia: Minka Bojadsen, Mônica Pilz Borba e Mônica Renard. “Trabalhamos durante anos com propostas de educação ambiental e resolvemos que algo maior deveria ser feito, também fora da sala de aula”, explica Mônica. O nome 5 Elementos remete aos recursos da natureza: água, ar, terra e fogo, tendo como quinto elemento o homem, colocando-o no mesmo patamar. Em seu trabalho, a entidade procura dar maior destaque à questão urbana, com temas como lixo e reciclagem, água e saúde e ar nos centros urbanos, entre outros. “Sempre que se fala em meio ambiente, as pessoas pensam na Mata Atlântica e nos animais em extinção. Por isso, queremos ressaltar o problema urbano”, explica. O Instituto 5 Elementos fica na Rua Caio Graco, 379, Vila Romana. Telefone 3871-1944.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA