Confira os candidatos engajados na região

0
1077

Foto:

SEM LEGENDA

Nos últimos três anos, o JG procurou resgatar a importância do debate político nos bairros da região. O resultado foi positivo, abrindo, em termos de comunidade, um amplo leque político de vereadores, ex-vereadores e lideranças comunitárias dispostas a lutar, politicamente, pelas demandas locais. Neste domingo, dia 5 de outubro, eles se apresentarão aos eleitores como candidatos a vereador. Veja quem são e o que pensam esses candidatos.

Vereadores que buscam a reeleição

Nome: Carlos Neder
Partido: PT / Número: 13.999
Ligação comunitária: mantém contato permanente com o Movimento Contra a Verticalização Desenfreada da Região da Lapa, que luta pelo desenvolvimento sustentável. Como médico que é, também tem um olhar para as questões na área da saúde. “O documento que recebemos do Mover aponta para uma cidade que sabe se planejar a partir da participação da população nas discussões de política urbana, o que é fundamental”.  

Nome: Claudinho
Partido: PSDB / Número: 45.157
Ligação comunitária: lutou pela gestão participativa da comunidade na direção do Clube Pelezão. Desde 2005, por ocasião do aniversário da Lapa organiza a Sessão Solene da Câmara no bairro como forma de integração da comunidade com o Legislativo.  

Nome: Donato
Partido: PT / Número: 13.700
Ligação comunitária: atuação junto ao diretório Lapa do PT em assuntos de planejamento urbano. “O Plano Diretor Estratégico da cidade prevê as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) como proposta de incluir os que não têm acesso a moradia. Existe uma grande área ZEIS na Leopoldina, com mais de 30 mil metros quadrados onde uma construtora já comunica que irá construir condomínios para classe de alto poder aquisitivo. Vamos cobrar da Prefeitura o respeito ao zoneamento previsto no Plano Regional Estratégico da Subprefeitura da Lapa (PRE-Lapa) que estabelece naquela área uma ZEIS”.

Nome: Eliseu Gabriel
Partido: PSB / Número: 40.123
Ligação comunitária: contato permanente com a Regional Oeste do Centro do Professorado Paulista, na Rua Pio XI. Mostrou-se atento às demandas sociais. Ao visitar a garagem da SPTrans, na Leopoldina, propôs um novo uso para o local. “A região tem suas carências. O ideal é verificar a possibilidade de transformar esse cemitério de ônibus num centro cultural ou mesmo em uma grande área de moradia popular, uma vez que é grande o número de moradores de rua e em áreas faveladas no entorno”.

Nome: Gilberto Natalini
Partido: PSDB / Número: 45.695
Ligação comunitária: envolveu-se na luta pela construção do Parque Orlando Villas Bôas. Médico, é profundo conhecedor do Sistema Único de Saúde (SUS). “É um sistema complexo, cujo maior problema não é de gestão, mas sim de financiamento”. O que temos disponível, hoje, para atender 350 milhões de consultas médicas anuais corresponde a US$ 220/ano/habitante. É um valor insuficiente para melhorar, por exemplo, o salário de um cirurgião, que hoje na cidade de São Paulo ganha pouco mais de dois mil reais”.

Nome: Mara Gabrilli
Partido: PSDB / Número: 45.177
Ligação comunitária: aproximou-se da comunidade da Lapa e da Vila Piauí, lutando por melhorias nas áreas de acessibilidade e saúde, onde conseguiu verbas para a criação da AMA Vila Piauí. “Esse equipamento foi uma grande conquista da comunidade e traz benefícios concretos para o bairro”.
 
Nome: Netinho
Partido: PSDB/ Número: 45.000
Ligação Comunitária: envolvimento com o planejamento urbano da região, lutando por melhorias em infra-estrutura e propondo a implementação do Plano de Bairro da Vila Leopoldina, além de programas de inclusão social. “Vi uma situação dramática em alguns bolsões de carência na região. Precisamos reconhecer que os esforços para inclusão têm vindo da sociedade civil. Mas são iniciativas sem conexão entre elas. É hora de unir esforços que amparem nossas crianças e adolescentes, respeitando os vínculos que elas mantêm com os bairros”.

Nome: Nomura
Partido: PV / Número: 43.333
Ligação comunitária: saiu em defesa da construção do Parque Orlando Villas Bôas, na Leopoldina, e da reestruturação da rede hospitalar da região da Lapa, além de abrir discussões sobre transporte público e planejamento urbano local, tendo, nesse sentido, feito mediações junto à Secretaria de Planejamento. “Com razão, a Lapa se manifesta em favor de um novo complexo hospitalar. Desde abril tenho mantido contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que começa a sinalizar com alguma ação nesse sentido”.

Nome: Paulo Frange
Partido: PTB / Número: 14.444
Ligação comunitária: como médico tem consultório na Pompéia e conhece as carências locais na área da saúde. “A região precisa de mais atenção do poder público. Ainda não temos uma unidade do CEU nem um Centro de Referência do Idoso. É a única região que não recebeu UBS ou edificação nova de saúde e de creches nos últimos quatro anos. Nenhum investimento foi feito neste sentido, só reformas que chamamos de cariocadas em prédios locados e não próprios”.

Candidatos aliados

Nome: Lídia Correa
Partido: PMDB / Número: 15.615
Ligação Comunitária: conta com o apoio da UMES –  União Municipal dos Estudantes Secundaristas, que atua com um braço na Lapa. “Precisamos nos preocupar com reindustrialização da cidade, protegendo as zonas industriais contra a especulação imobiliária”.

Nome: Nabil Bonduki
Partido: PT / Número: 13.633
Ligação Comunitária: tem acompanhado de perto as questões de desenvolvimento urbano da região da Lapa. “Temos de retomar o fortalecimento das subprefeituras como instâncias de descentralização. As comunidades precisam sair em defesa da implantação do Conselho de Representantes no âmbito das subprefeituras. É somente a partir desse engajamento popular que poderemos pensar que cidade queremos no futuro”.

Nome: Penna
Partido: PV / Número: 43.543
Ligação comunitária: presidente nacional do PV, apóia atividades culturais na região da Pompéia e teve participação decisiva no movimento que garantiu a realização da tradicional Feira Cultural do bairro, evento que chegou a ter seu cancelamento anunciado pela Sub Lapa. “A cidade tem vocação para esse tipo de evento. Iniciativas assim precisam ser valorizadas e incentivadas, sempre”.

Candidatos natos

Nome: Boneli
Partido: PMDB / Número: 15.613
Ligação comunitária: é o presidente do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs) e atua no associativismo regional há mais de 40 anos. Como líder comunitário e profundo conhecedor dos problemas e carências locais, tem sido o mediador de inúmeras demandas de moradores e empresários junto à Prefeitura. “Tem gente que me pergunta. Como é que você critica o governo Kassab se o PMDB faz parte da coligação que apóia a reeleição? Sou um candidato com compromissos assumidos com a comunidade. Um vereador não pode estar a reboque do prefeito”.    

Nome: Gouveia
Partido: PTB / Número: 14.628
Ligação comunitária: como morador do bairro procura valorizar o conhecimento que tem da região. “Antes de qualquer coisa que o candidato possa falar, o eleitor quer saber se ele mora ou não na região”.

Nome: Lilian Clini
Partido: PV / Número: 43.044
Ligação comunitária: atua na comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina e mostra-se engajada em questões sociais. “Há muito a ser feito nessa área. Experiências como a Casa do Pequeno Cidadão da qual participo como voluntária, servem de exemplo”.

Nome: Nelson Botton
Partido: PSDB / Número: 45.451
Ligação Comunitária: membro do Diretório do PSDB das Perdizes, tem amplo conhecimento de gestão pública e desenvolvimento econômico regional. “Esse forte crescimento de bairros como Pompéia, Lapa e Vila Leopoldina precisa vir acompanhado de uma política de planejamento urbano, que torne sustentável o desenvolvimento da região”.

Nome: Pompeu
Partido: PV / Número: 43.345
Ligação comunitária: empresário da Vila Jaguará e dialogando constantemente com as comunidades de áreas vizinhas, aproveita a sua experiência como ex-superintendente da Distrital Pirituba da Associação Comercial de São Paulo para lutar por bandeiras em favor da pequena e média empresa. “Muitos comerciantes se queixam da iluminação pública. O serviço do Ilume poderia ser descentralizado em cada uma das subprefeituras, o que agilizaria o atendimento de solicitações de lâmpadas queimadas ou iluminação adequada em áreas escuras”.

Nome: Roberto Faraldo
Partido: PSDC / Número: 27.577
Ligação comunitária: nascido e criado no bairro da Vila Romana, olha com atenção a questão da segurança pública. “No campo municipal é preciso lutar por uma Guarda Civil Metropolitana com mais equipamentos e treinamento para os policiais”.

Na hora de votar….

• Saiba que a urna eletrônica exibirá primeiro a tela referente ao cargo de vereador e em seguida a de prefeito.
• Não existe a vinculação do voto. Ou seja o eleitor pode, caso queira, escolher um candidato a prefeito de determinado partido e vereador de outro.
• É possível votar sem apresentar o título de eleitor. Basta saber a zona e seção eleitoral e comparecer munido do RG ou outro documento com foto.
• É permitido entrar na cabine eleitoral com qualquer papel (cola) que identifique o número do candidato.
• O horário de votação será das 8h às 17h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA