Mostra Cultural movimenta o Colégio Campos Salles

0
1257

Foto:

Na tenda de Portugal muita descontração

Um mundo fascinante no qual as diferenças foram respeitadas, cores e aromas se harmonizaram, raças e costumes interagiram, oferecendo um extenso painel cultural. Assim foi a Mostra Cultural “A Escola no mundo… o mundo na escola”, na Unidade I, Lapa, do Colégio “Campos Salles”, no sábado, 11 de outubro.

Manifestações culturais do Brasil

O Ensino Fundamental dedicou-se às pesquisas relacionadas com o Brasil. Os estandes montados no saguão de entrada mostravam roupas, artesanatos, objetos, curiosidades das cinco regiões brasileiras. Os alunos contavam histórias de conquistas e lutas de cada povo. Enquanto isso, o visitante assistia às apresentações dos grupos de trovadores declamando ou cantando, enquanto saboreava o chá colonial.

Volta ao mundo

Ao Ensino Médio coube a pesquisa sobre a história e as manifestações culturais de diferentes nações. As tendas reproduziam iluminação, decoração, costumes, aromas de cada país e abrigavam grupos de alunos com roupas típicas de Portugal, Itália, México, Japão, Índia, Nigéria, Espanha, Hungria, Israel, Líbano, China, França.
Em cada tenda o visitante era contemplado com uma verdadeira aula de História e observava objetos, maquetes, cartazes, fotos, livros. O Japão mereceu um espaço especial devido às comemorações do Centenário da Imigração. Um jardim japonês foi montado junto à exposição.

Apresentações e culinária

Na Sala de Multimeios eram exibidos slides e filmes sobre os temas abordados, enquanto no palco externo, cantores, bailarinas, grupos folclóricos se revezavam com apresentações de capoeira e kendo – esgrima japonesa.
Nenhum detalhe passou despercebido. Na praça de alimentação crepes da França, torta de bacalhau de Portugal, pizza italiana, quibes libaneses, tortilhas da Espanha, o gulash húngaro e não faltou o temaki japonês.  O Brasil foi representado pelo acarajé.

Aula de convivência

Além do aprendizado acadêmico, a Mostra ensinou muito sobre convivência, pois os alunos tiveram que dividir espaços e atenções, administrar conflitos, respeitar diferenças, desenvolver a paciência, interagir. Os professores também deram aula de companheirismo orientando as pesquisas e voluntariamente acompanhando os alunos em visitas a museus, consulados e entidades culturais.
Lições de união foram se sucedendo ao longo dos trabalhos, com a dedicação dos funcionários e da coordenação. Mas o envolvimento de maior destaque mesmo foi o dos pais que, durante todo o processo,  participaram ativamente, culminado com a presença maciça na Mostra.

Colégio “Campos Salles”
Unidade I: Rua Nossa Senhora da Lapa, 270, Lapa. Unidade II: Rua Rio Verde, 1178, Freguesia do Ó.
www.cs.g12.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA