Os desafios da nova subprefeita

0
942

Foto:

SEM LEGENDA

Ao assumir, nos próximos dias, o comando da Subprefeitura da Lapa, a ex-vereadora Soninha Francine terá pela frente uma série de desafios, incluindo desde o cumprimento de promessas que não foram cumpridas pela gestão conjunta Serra-Kassab até a grande missão de coordenar o planejamento urbano regional, num momento em que a Câmara Municipal deverá analisar a revisão do Plano Diretor da Cidade. Confira, a seguir, com quais cenários urbanos e sociais Soninha irá se deparar.

Promessas não cumpridas

Poupatempo Lapa

Em 2005, num acordo costurado por dois parlamentares do PSDB (vereador Claudinho de Souza e deputado estadual Celino Cardoso), o então governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra garantiam que a unidade do Poupatempo na Zona Oeste seria instalada na Lapa. Terminada a gestão Serra-Kassab, o projeto Poupatempo Lapa está na estaca zero, sem definição concreta de local e, consequentemente, sem projeto executivo algum. O local mais indicado para a construção da unidade dessa grande praça de serviço público é um imóvel privado na esquina da Rua Guaicurus com Rua do Curtume. Uma vez instalado nessa área, o Poupatempo irá requerer da subprefeita Soninha a capacidade de agir como gestora capaz de orientar e ordenar o movimento do fluxo de pessoas que recorrerão à praça de serviços.

Parque Orlando Villas Boas

Em setembro de 2005, uma faixa colocada pela Prefeitura na ex-usina de compostagem da Vila Leopoldina indicava: “Futuro parque neste local”. Passados 40 meses, não existe a menor perspectiva da implantação de um parque numa área onde ainda hoje a Prefeitura controla o transbordo de entulho e autoriza o funcionamento de três cooperativas de lixo. Embora o Ministério Público tenha entrado em cena para mediar a desativação de tais serviços, o impasse continua. Não há previsão de um novo local para o transbordo, muito menos áreas definidas para a transferência dos recicladores. Vale lembrar que duas cooperativas que atuam na ex-usina de compostagem têm origem na região da Lapa. A terceira veio da região de Pinheiros mediante intermediação da então vereadora Soninha. Cabe a cada subprefeitura designar local para a atuação de cooperativas que trabalhem com a reciclagem do lixo.

Fórum Regional da Lapa

Em 2006, o prefeito Gilberto Kassab e o governador Cláudio Lembo (Alckmin se licenciou para concorrer à Presidência da República) e o então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Celso Luiz Limonge, assinavam um termo de compromisso para a construção de uma nova sede para o Fórum da Lapa. Pelo acordo, a Prefeitura cedia para o governo estadual o terreno da Sub Lapa localizado na Lapa de Baixo. O Estado, por sua vez, se comprometia com a construção do edifício mediante estudos que contariam com a participação de técnicos do Tribunal de Justiça. Passados mais de dois anos, tal acordo continua apenas no papel, com prejuízos enormes para a população que recorre às congestionadas Varas do Fórum Regional da Lapa.

Muito além da Zeladoria


Planejamento Urbano

Soninha assumirá a subprefeitura da Lapa no exato momento em que o governo Kassab cria a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Pelo gabinete do secretário Miguel Luiz Bucalem passarão a Operação Urbana Consorciada Leopoldina-Jaguaré (para consequente envio à Câmara Municipal) e a Operação Urbana Água Branca, que voltará a ser apreciada pelos vereadores devendo se transformar em Operação Consorciada, onde existe a presença de um conselho gestor com participação da sociedade civil. Além disso, a Câmara Municipal dará início à revisão do Plano Diretor e, posteriormente, à revisão dos Planos Regionais Estratégicos das 31 Subprefeituras da cidade.
Nesse contexto, espera-se da nova subprefeita uma atuação como verdadeira gestora do planejamento urbano.
Inclusão social

O desafio de incluir socialmente uma população que se espalha por baixo de pontes, viadutos ou marquises deverá ocupar boa parte da agenda de Soninha Francine. Embora a Sub Lapa tenha perdido a Coordenadoria de Assistência Social da Subprefeitura, a nova subprefeita tem de interagir imediatamente com a secretária de Assistência Social, Alda Marco Antonio, de modo a seguir o que disse o prefeito Kassab no discurso de posse do seu segundo mandato: “Trago na alma o sonho, tão caro à minha geração, de contribuir para a construção de um mundo melhor, mais harmônico e igualitário”. Vale lembrar que na gestão Serra-Kassab os moradores de rua da Leopoldina, por exemplo, não foram beneficiários de políticas de inclusão, sendo contemplados com muros de concretos que os impediram de permanecer debaixo do viaduto Mofarrej e na calçada da SPTrans.
Meio Ambiente

Caberá a Soninha agir como gestora ambiental que defenda o desenvolvimento sustentável da região e articule ações que culminem, por exemplo, na proteção dos imensos lençóis freáticos existentes na região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA