Portadores de deficiências têm curso na Lapa

0
944

Foto:

Iniciativa é exemplo de inclusão

Sempre com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho por meio de seu programa de capacitação profissional, o Cepro Rio Branco (Centro Profissionalizante Rio Branco), em uma iniciativa inédita – parceria com o Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo), Rotary Club de Cotia e Fundação de Rotarianos de São Paulo – , oferecerá um programa de aprendizagem profissional destinado especificamente a surdos e portadores de deficiências. “Trata-se de um programa profissionalizante que terá a duração de um semestre e será adaptado para a realidade do surdo e do deficiente”, afirma Susana Penteado, coordenadora do Cepro Rio Branco.
De acordo com a coordenadora, serão destinadas 20 vagas para surdos e 20 para os portadores de deficiências físicas, por semestre. A parceria terá duração de três semestres. O curso possui o mesmo conteúdo do programa de aprendizagem profissional já oferecido na instituição, baseado na Lei do Aprendiz – 10.097. Nele, os jovens passam por 400 horas de aula para desenvolver habilidades para a vida, noções administrativas e de atendimento, aprender Informática e reforçar os conhecimentos de Português e Matemática.
O diferencial do curso está na maneira como ele será ministrado em cada um dos grupos. “No caso dos surdos, além de utilizarmos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em sala de aula, vamos explorar uma das potencialidades do surdo que é a percepção visual apurada”, explica.
 Para participar das novas turmas do Cepro é importante que o interessado tenha concluído o Fundamental I e tenha idade mínima de 16 anos. O curso é gratuito e será no período da tarde (das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, nas Faculdades Integradas Rio Branco – Rua Capitão José Inácio do Rosário, 133 – Lapa – SP). Haverá um processo seletivo. O Cepro está localizado na Rodovia Raposo Tavares, km 24, e tem um núcleo nas Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa de Baixo). Interessados em conhecer a instituição podem obter mais informações no site www.cepro.org.br ou pelo 0800-165521.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA