Soninha fala|sobre o bairro

0
1400

Foto:

Soninha e ao fundo a av. sumaré

Para esta primeira edição do GUIA DAQUI SUMARÉ, entrevistamos a subprefeita da Lapa, Sonia Francine Gaspar Marmo, a Soninha Francine. Sumaré, Sumarezinho e região estão sob sua responsabilidade desde janeiro deste ano quando foi nomeada pelo prefeito Gilberto Kassab. Agitada e fazendo várias coisas ao mesmo tempo, ela fala da sua relação com o Sumaré, dos tempos de MTV até hoje como subprefeita. Revela seus planos para com a região e de sua paixão, a política, e o que pretende para as próximas eleições. Através de seu blog presta contas de sua administração, comenta e opina sobre inúmeros temas.

A sua relação com o Sumaré vem desde os tempos de MTV?
Repasso todas as conexões da minha vida com a zona Oeste, e o Sumaré é uma relação muito forte. Durante quase dez anos, o meu CEP era 01254-000 que é o CEP da MTV. De 1991 até 2000 eu passei muito mais tempo no Sumaré do que em qualquer outro lugar.

Algum lugar em especial?
A Padaria Real. Além de ser um lugar onde a gente enjoava de tanto almoçar e jantar, era muito prático. Sempre fazíamos as reuniões de pauta do programa “Barraco MTV”. Na segunda-feira, às seis da tarde, eu, Daniel Benevides, Astrid Fontenelle e a equipe ocupávamos duas mesas e repassávamos a pauta do programa e depois subia para gravar.

E depois veio a ESPN-Brasil…
Pois é, depois fui trabalhar na ESPN-Brasil, que fica na outra ponta do quarteirão. E a Real continuou sendo nossa extensão.

E hoje, como você vê Sumaré e região?
A grande e visível qualidade da região é a arborização. É uma delícia e ao mesmo tempo, gera várias dificuldades na manutenção dessa população arbórea que é volumosa e antiga. Outra qualidade do Sumaré é que as pessoas usam as áreas públicas. Afinal, os lugares onde as pessoas não andam pelas ruas, são lugares hostis e inóspitos. Onde só os automóveis circulam não é bom.

Dê um exemplo.
A Avenida Sumaré. Apesar de todos os reparos que a gente precisa fazer no canteiro central, as pessoas passeiam com as crianças, com os cachorros, de bicicleta, fazem ginástica. Aqui, não precisamos restaurar a área pública para chamar a população para o convívio ao ar livre. Esse convívio na Sumaré já existe e a Subprefeitura precisa melhorar as condições.

Que novidades você tem para os moradores?
Três grandes intervenções estão praticamente certas. Uma é a parceria com a iniciativa privada para a Praça Irmãos Karmann. É um projeto anterior à minha gestão. Estava em análise e teve várias modificações feitas a pedido da Prefeitura, da Secretaria do Verde, Emurb. O processo é muitas vezes muito mais demorado do que a gente gostaria. Acredito que teremos novidades em breve.

O que está previsto?
Aprovado o projeto, a iniciativa privada vai instalar equipamentos para ginástica e brinquedos para crianças. A praça vai continuar a ser um espaço verde importante, mas com mais condições de desfrute por parte dos frequentadores.

E quando isso vai acontecer?
Em breve vou ter uma resposta. O Sumaré é um bairro tombado e falta o parecer do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Não tenho nenhuma dúvida que dá para fazer a requalificação. Estudei o decreto do tombamento e nada justifica um parecer contrário.

A Avenida Sumaré terá mais algumas novidades?
Vamos fazer uma grande remodelação das calçadas. Vamos uniformizá-las como as da Avenida Paulista. Da Rua Turiaçu até a Rua João Arruda, as calçadas terão piso plano, sinalização para portadores de deficiência, rampas nas esquinas. É uma obra de vulto. A subprefeitura não teria recursos para fazer isso. A vereadora Mara Gabrilli apresentou a emenda parlamentar e liberou verba para isso. Estamos no processo de fazer a licitação da obra.

E a terceira intervenção…
Criar o bulevar no canteiro central da Avenida Sumaré. O tercho será da Rua Turiaçu até a Estação Sumaré do Metrô.

O que será feito?
Piso adequado, manejo de alguma vegetação, a iluminação. O custo está avaliado em R$ 2 milhões. A subprefeitura não tem recursos para isso. Temos R$ 3 milhões no ano para investimento. Não podemos comprometer 2/3 do nosso orçamento com o bulevar por mais que eu queira. Há um vereador que se dispôs a fazer uma emenda parlamentar para liberar esse recurso. Esperamos e acendemos uma vela para que isso aconteça. E deve ser para breve porque senão não dá para comprometer a verba para este ano.

Algo mais?

Estamos tentando viabilizar a reforma da Praça Ana Popovic. As propostas: cobrir aquela quadra e ter uma utilização para diversos fins. Num outro modelo, com uma cobertura de lona, para atividades culturais e a terceira, recuperar naquele espaço a tradição de adestramento e passeios para cães, como já foi um dia. A prioridade será para o esporte. Teremos de analisar o que é mais viável.

Mudando de assunto, você será candidata à governadora?
O meu partido, o PPS, vai disputar o governo do estado, sendo eu a candidata.

O legislativo não lhe atrai?
Como vereadora, vivi a vida parlamentar por quatro anos. Quero e gosto mais do Poder Executivo, mesmo que não seja em um mandato eletivo.

Você se considera uma inspiração para os jovens?
Adoro política. Uma das minhas funções na política é atrair as pessoas para a política. Se eu posso mudar um pouco o olhar das pessoas e fazer com que elas gostem de política e de políticos, isto é motivo de orgulho. A política é uma atividade nobre e uma evolução do ser humano. Gosto de rock, skate e grafite e sei que recebo uma atenção diferente do público jovem e aproveito esse interesse. E se eu inspirar alguém, ótimo.

http://gabinetesoninha.blogspot.com
http://diaadiasublapa.blogspot.com

COMPARTILHE
Artigo anteriorCorrida do carteiro
Próximo artigoSorriso em dia

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA