Durante a abertura da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, no West Plaza, o Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, disse, em entrevista ao Jornal da Gente, que o Governo do Estado está comprando leitos do Hospital Central Sorocabana para encaminhamento e internação de pacientes do Hospital das Clínicas. A medida além de ajudar o Sorocabana também contribui para atender a necessidade de leitos do HC. No total são 30 leitos. “Os pacientes que tiver que ficar internado após uma operação vai para esses leitos do Sorocabana. Estamos estudando fazer o mesmo com o Incor (Instituto do Coração), onde seriam contratados mais 20 leitos”, diz o secretário.
O pagamento será feito conforme o tempo de utilização de cada leito pelos pacientes. Barradas lembrou que (com a municipalização da saúde) a Secretaria Municipal é a responsável pelo convênio SUS (Sistema Único de Saúde) com o hospital da Rua Faustolo. Mas a contratação dos leitos pelo Estado vem em boa hora, o hospital passa por dificuldades financeiras por causa das dívidas acumuladas, por má administração dos recursos públicos, a maior parte recebida pelos atendimentos via SUS (dinheiro público). Os esforços para salvar o hospital continuam.
Uma parceria entre a Secretaria Municipal e a direção do Sorocabana, com intermediação do Ministério Público, deve transformar o Pronto Socorro do hospital em Atendimento Médico Ambulatorial (AMA) da Prefeitura.
Segundo o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, José Maria da Costa Orlando, a minuta do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) já passou pelo departamento jurídico e está aguardando retorno com manifestação da Procuradoria Geral do Município, providência indispensável para assinatura do documento. “Na sequência será encaminhado ao MP que então providenciará os “de acordo” das partes envolvidas.