Centro de Memória terá histórias pintadas

0
905

Foto:

Arthur Secco com Eurico Ferreira, Dirceu Romão e Rosana Altafin no Centro de Memória

As paredes do Centro de Memória e Convívio da Lapa “Miguel Dell’Erba” serão transformadas em painéis para receber o trabalho do artista Roberto Bieto que vai retratar as histórias contadas por lapeanos, a partir da próxima semana. A iniciativa da supervisão de Cultura da Subprefeitura da Lapa faz parte dos festejos de 420 anos do bairro.
Segundo o supervisor de Cultura da Sub Lapa, Arthur Secco, a ideia é revitalizar as paredes a partir de relatos dos moradores, principalmente os mais antigos. “O objetivo é trazer as pessoas para o Centro de Memória para que elas participem. Seu Eurico Ferreira e Dirceu Romão são dois moradores da Lapa de Baixo que vão participar desse resgate da história do bairro”, explica o supervisor.
Uma oficina de grafitti para terceira idade está prevista na programação do Centro de Memória, diz o supervisor. “A gente quer que esse pessoal da melhor idade, com um imaginário rico, use as técnicas para expressar suas histórias nas paredes. Será o imaginário de quem está aqui (no bairro) há mais de 70 anos”.
Cada espaço será estudado para compor a obra. “Não queremos apenas povoar as paredes, mas criar um ambiente agradável onde as pessoas vejam sua história”, garante Secco.
O supervisor quer identificar as manifestações culturais que são próprias do lapeano e da Lapa. “A gente quer tanto preservar quanto promover a cultura da Lapa. Vamos mostrar os lapeanos que trabalharam para o progresso da região e o que foi construído (o bairro) como, por exemplo, o prédio onde é a Subprefeitura e a Casa de Cultura que foi o antigo Tendal da Lapa, na década de 30 (1938). Ele tem um valor ”.
O aniversário do bairro ganhou um blog onde a programação de aniversário é postada. “A ideia (da comissão de festejos) foi reunir todo mundo e juntar a programação num blog, o Viva Lapa (vivalapa.wordpress.com). É muito importante que a comunidade participe”, conclui Arthur Secco.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA