Alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco que participaram do seminário “História da Diplomacia Brasileira: Olhando para o século XXI”, tiveram a oportunidade de dialogar, na terça-feira, 19, com um ilustre visitante: Fernando de la Rúa, ex-presidente da Argentina (1999-2001).
Ao palestrar para um auditório lotado, de la Rua mostrou-se preocupado com o estágio atual do Mercosul. “É uma pena que a relação entre países membros se reduza a discussões de tarifas aduaneiras controlando produtos como autopeças ou frango”.
Minutos antes de sua palestra, o ex-presidente argentino concedeu entrevista ao Jornal da Gente. Confira o resumo desse bate-papo.
“Lamento que tanto na campanha eleitoral brasileira quanto no panorama político da Argentina não se fale absolutamente nada sobre o futuro do Mercosul. É preciso que retomemos essa discussão. Precisamos buscar uma efetiva integração regional em setores como tecnologia e educação, por exemplo”.
“Não há como pensar em desenvolvimento sem avançar na educação. E a internet é um campo promissor para esse fim. Estamos (Brasil e Argentina) muito atrasados em relação ao uso da internet nas escolas. Não basta colocar um computador na mão de cada crianças. É preciso capacitar os professores de modo a aproveitar de forma organizada o potencial de conteúdo que o Google oferece.
“Não entendi o posicionamento do Brasil na questão do embargo ao Irã. Tratava-se de uma ação diplomática fora da área de influência regional”.