Aquário do Parque será ampliado e modernizado

0
1014

Foto:

Goldman e Deuzeni conversam sobre a maquete do projeto do aquário

O projeto de ampliação e reforma do Aquário do Parque da Água Branca foi anunciado sexta-feira, 19, pelo secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, e pela presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Deuzeni Goldman.
Segundo o secretário, há mais de 40 anos que o parque não recebe tanto investimento. Além das obras em andamento, serão investidos cerca de R$ 5 milhões, no aquário. A Cesp, Emae e Sabesp são parceiras no projeto e a execução será de responsabilidade do Fussesp, afirma Deuzeni. “Só podemos investir porque é um centro de educação ambiental”, esclareceu ela.
O Aquário do Instituto de Pesca foi construído na década de 30, é o mais antigo do Estado de São Paulo e o segundo mais antigo do Brasil. Hoje 26 peixes de água doce compõem o aquário. O diretor do Instituto de Pesca, Edison Kubo, explica que, com ampliação, a ideia é abrigar também espécies marinhas. Com o lançamento do projeto, o Aquário passa a se chamar Centro de Educação Ambiental Aquário Água Branca.
De acordo com o projeto, um moderno prédio será construído ao lado do atual (que é tombado pelo Patrimônio Histórico). Com a obra, o Centro de Educação Ambiental terá área construída de cerca 1100 m2 e área permeável com mais de 5.500 m2. Entre as novidades está o aquecimento da água dos aquários que será por energia solar, com complemento por sistema elétrico. A construção de seis salas de aquários temáticos relacionados às Bacias Amazônica, do Paraíba do Sul e do Rio Tietê, fazem parte da revitalização. A previsão é que a obra comece em março e seja concluída após oito meses. Um convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e Casa Civil, por meio do Fussesp, – e a Fundação Patrimônio Histórico Energia e Saneamento foi firmado para elaboração do projeto. O governador Alberto Goldman também esteve na cerimônia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA