Acordo pode por fim a sobrevoo de helicópteros

0
952

Foto:

Helicóptero é flagrado durante sobrevoo na Praça José Roberto no Alto da Lapa

Um acordo entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (Decea), o Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV-SP) e a Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (Abraphe) pretende por fim aos sobrevoos de helicópteros na zona residencial do Alto da Lapa, tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp. A informação é do assessor da Aeronáutica, Capitão Paulo Costa. Segundo ele, o acordo foi feito com base em reunião com representantes da Associação de Moradores do Alto da Lapa e Bela Aliança (Assampalba) há cerca de dois meses.

Os moradores continuam coletando assinaturas em um abaixo-assinado pela internet (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=p2011N9885) para entregar as autoridades da área e ao Ministério Público, pedindo providências definitivas contra sobrevôo de helicópteros em áreas residenciais.

Reclamação

Como o bairro fica no alto e não apresenta obstáculos por ser formado por casas, muitos pilotos aproveitam a facilidade para cortar caminho e chegar a alguns helipontos como o da região do Parque Antártica.

A reclamação vai do barulho das aeronaves que passam em altitudes baixas, afetando a saúde (principalmente auditiva) e o convívio familiar dos moradores, ao medo de um acidente por causa do grande fluxo de helicópteros.

A moradora e membro da Assampalba, Isabel Konder Comparato notou a diminuição das aeronaves, mas ela acredita que seja por causa das férias (de julho). “Ainda não sabemos se houve alguma providência. Vamos ver em agosto na volta das férias”, diz Isabel, que já chegou a contar mais de 80 helicópteros em um só dia.

De acordo com o assessor de imprensa do Decea da Aeronáutica, houve um acordo. “A Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (Abraphe) se comprometeu a não voar naquela rota (sobre o Alto da Lapa) e o Serviço Regional de Proteção ao Vôo se comprometeu a extinguir a rota entre o Jaguaré e o Parque Antártica”.

A Abraphe informa que desenvolve um trabalho de orientação e pede para que seus associados não passem sobre o Alto da Lapa. O Decea orienta quem flagrar um helicóptero sobrevoando a região deve registrar a reclamação (dê preferência com o prefixo da aeronave) pelo site do Decea (www.decea.gov.br), clicando Julgamento de Infração e depois em Contato, que abre uma tela, para deixar a mensagem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA