Em discussão o novo Sorocabana

0
815

Foto:

Hospital tem portas abertas para a municipalização

A informação vem do prefeito Gilberto Kassab, num rápido bate-papo com a reportagem do Jornal da Gente, durante visita a obras na Pompeia: “O acordo entre Prefeitura e governo do estado (relativo ao Sorocabana) será assinado em questão de dias”. Com a promessa de  rápido entendimento entre governo estadual e Prefeitura para a reabertura do Hospital Sorocabana, que funcionaria sob gestão municipal, parlamentares do G-8 e G-10 falam sobre o cenário que consideram ideal.

Para o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), que tem realizado uma série de iniciativas em defesa da reabertura do hospital, a decisão da Justiça de devolver prédio e terreno onde funcionava o Sorocabana ao governo de São Paulo é uma vitória da população. “Foi a luta dos moradores da Lapa e região, dos funcionários e ex-funcionários e pacientes do hospital que motivou a decisão judicial”, disse. O deputado é também autor de uma emenda de R$ 100 milhões ao orçamento estadual para a recuperação da instituição. Marcolino propôs ainda uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal para transformar o Sorocabana em hospital municipal, regional ou uma extensão do Hospital das Clínicas.

O vereador Carlos Neder (PT), defende a reabertura do Sorocabana como Hospital Geral sob gestão da Prefeitura. Neder rearticulou, na Câmara Municipal de São Paulo, a proposta de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Hospital Sorocabana. “Eu propus a instalação de uma CPI para investigar o que foi feito de milhões e milhões de reais do Tesouro Municipal, Tesouro Estadual e da União no Hospital Sorocabana. Não basta colocar em funcionamento o hospital, é preciso que investiguemos o que foi feito com os recursos”, defende Neder.

O vereador Gilberto Natalini (PV), por sua vez, lembra que o Sorocabana tem capacidade para atender 20 mil pacientes por mês.“Essa demanda pode ser ainda maior”, diz o vereador. “

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA