Mudança de ponto gera polêmica na Vila Ipojuca

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Mudança de ponto gera polêmica na Vila Ipojuca

A mudança do ponto de ônibus do 1138 da Rua Tonelero para o cruzamento com a Rua Croata está em estudo pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transportes (SPTrans), mas já gera polêmica entre a comissão de moradores que apóia a iniciativa e os comerciantes que apontam problemas de sobrevivência caso as vagas de estacionamento sejam eliminadas para construção de baia para parada de ônibus.
Os comerciantes dizem que foram surpreendidos com a CET e SPTrans fazendo medição e demarcação para retirada do estacionamento 45º (permitido conforme placa  instalada no poste) na esquina das duas ruas. Eles fizeram um abaixo-assinado contra a alteração, que foi entregue na última reunião do Conseg Lapa (Conselho comunitário de Segurança da Lapa), na segunda-feira, 31.
Segundo uma das integrantes da comissão de moradores, Lúcia Skromov, a mudança é uma solicitação da própria comunidade. “Este projeto é bastante antigo, não nasceu de repente”, diz ela. “Tínhamos um ponto em frente o número 1036 da Tonelero que estava muito  perigoso, por ser uma curva. Os carros vinham e quando percebiam o ponto de ônibus, acabavam entrando nas garagens das casas para escapar de acidentes. Tivemos boletins de ocorrência, pessoas de idade que tentavam atravessar a Tonelero e não conseguiam. Até que veio um ônibus e uma das pessoas se feriu, não chegou a atropelar mas ela bateu na guia. Em função disso nós pedimos a mudança do ponto. Um arquiteto aqui da rua (Maracanã – onde ela mora) fez um projeto que entregamos  a Prefeitura, CET e SPtrans, como sugestão”, afirma Lúcia.

Resposta

A CET esclarece que as intervenções viárias no cruzamento das Ruas Tonelero e Croata serão uma adequação da geometria, através da substituição da pintura de solo e dos prismas de concreto por guias de calçada (meio-fio). Segundo o órgão, o objetivo é melhorar as condições de segurança, oferecendo espaço físico para apoio nas travessias de pedestres e criar uma área permeável no pavimento (micro-drenagem). Além disso, a intervenção vai coibir o estacionamento irregular sobre a marca de canalização, permitindo estacionar junto ao meio-fio. O projeto encontra-se em desenvolvimento e, após concluído, será implantado conforme o cronograma de serviços da CET. 

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