UBS Nova Jaguaré faz campanha|de Hepatite C

0
1299

Foto:

UBS Nova Jaguaré faz campanha de Hepatite C

Um projeto piloto para identificação de pessoas com hepatite C foi realizado pela Unidade Básica de Saúde Vila Nova Jaguaré (UBS Nova Jaguaré) em parceria com o laboratório Roche (com sede no bairro), durante três dias (12, 13 e 14), com  aplicação de testes rápido para o diagnóstico  da doença na hora. Segundo o gerente da UBS, Silvio Romero de Paula Silva, o serviço de detecção da hepatite C terá continuidade em 2012.
Conhecida popularmente como “doença silenciosa”, a hepatite C raramente apresenta sintomas e pode demorar a se manifestar no organismo por mais de 20 anos. Cerca de 90% dos infectados não sabem que estão com a doença e só descobrem quando o problema está muito avançado, com quadros graves como cirrose ou câncer no fígado.
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 170 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pela hepatite C. A doença é a principal causa de transplantes de fígado no Brasil. Por isso a importância do teste.

Contaminação

O vírus HCV, causador da doença, é transmitido pelo contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são: uso de agulhas e seringas compartilhadas e a manipulação de materiais contaminados que cortem ou perfurem a pele, como lâminas, bisturis e alicates. Usuários e ex-usuários de drogas que compartilhavam agulhas e ex-atletas que dividiam medicamentos com seus companheiros, têm maiores chances de estarem com o vírus da hepatite C. Além disso, todas as pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1992, inclusive transplantados, podem estar infectadas. Antes dessa data, o sangue das doações não era analisado para detecção desta forma de hepatite.

Resultado

Foram aplicados cerca de 300 testes pela enfermeira da Roche, fabricante do produto, com sede ho bairro. O resultado foi divulgado aos pacientes, após cinco minutos da realização. “Os casos positivos foram encaminhada para a Escola Paulista Medicina para passar pelo médico infectologista e fazer outros exames para confirmação do diagnóstico e ingresso no Programa de Hepatite C da Escola Paulista de Medicina para tratamento”, explicou o gerente da UBS.
O projeto piloto foi feito para entender o perfil da região. “Acreditamos que a partir da segunda semana de janeiro já estaremos fazendo esse trabalho continuamente na UBS”, afirma Silva.
O gerente lembra que quanto mais precoce for o diagnóstico dos pacientes com Hepatite C, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado.
Outras informações podem ser obtidas na sala da Vigilância da UBS Vila Nova Jaguaré, na Rua Salatiel de Campos, 222, ou pelo telefone 3714-2461.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA