Secretário apresenta projeto|para sede da EXPO 2020

0
979

Foto:

Secretário apresenta projeto para sede da EXPO 2020

O secretário Municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait Neto, pediu o engajamento dos empresários e lideranças da região na candidatura de São Paulo para sediar a Expo-2020, durante a reunião da Associação Comercial de São Paulo Distrital Lapa, na quarta-feira, 12. Ele explicou que durante a Exposição Universal os países constroem pavilhões onde levam sua cultura e também as oportunidades de negócios (principalmente na área de tecnologia). “A Exposição Universal será a grande alavanca desse processo de requalificação de toda a região”, disse ele. “Em Xangai (em 2010), o Brasil estava lá (na EXPO), as cidades tiveram a oportunidade e São Paulo teve um pavilhão. Mais de 70 milhões de pessoas visitaram a feira. O nosso pavilhão contou mais ou menos com um milhão de pessoas”, destacou Cotait.
São Paulo concorre como um dos candidatos para sediar a Exposição Universal em 2020 com outras quatro cidades: Izmir, na Turquia; Ekaterinburgo, na Russia; Dubai, nos Emirados Árabes e Ayutthaya, na Tailândia. “A Presidente da República, Dilma Roussef, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab estarão na apresentação do projeto de São Paulo, em novembro desse ano, na próxima Assembléia do BIE (Bureau International des Expositions) da EXPO 2020, em Paris. A decisão será em novembro de 2013, também em Assembléia do BIE, quando os 160 delegados de países membros da entidade decidirão, por meio do voto direto, a cidade-sede da Expo 2020”. A Exposição Universal acontece a cada cinco anos e tem seis meses de duração. Em 2015 será em Milão.
Um terreno de cinco quilômetros quadrados está definido para receber a Expo 2020, em Pirituba (bairro vizinho a Lapa). No local será construído o futuro Centro de Exposições. Segundo Cotait, a primeira etapa (serão três) terá licitação assinada até março de 2013. “Será o maior centro de exposições do mundo”, disse o secretário.
Cerca de seis bilhões serão investidos, parte do poder público (Estado de Prefeitura) e o restante por meio de PPP (Parceria Público-Privada).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA