Greve no Poupatempo Lapa completa um mês

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Grevistas fazem parte do contrato que o consórcio assinou com o governo

A greve dos funcionários terceirizados do Poupatempo Lapa passa dos 30 dias sem solução. Os grevistas fazem parte do contrato de Parceria-Público-Privado (PPP) que o governo do Estado fez com o Consórcio Poupatempo Lapa para inauguração do posto em abril de 2012. Os trabalhadores reivindicam equiparação salarial com outros postos Poupatempo, de R$ 953,52. Eles ganham R$ 665,40 por mês. A paralisação iniciada em 10 de dezembro está na Justiça. Na última segunda-feira (7) foi feito o sorteio para a relatoria do Processo de Dissídio Coletivo de Greve e designada a desembargadora Wilma Mazzei Capatto, que por motivo de afastamento, foi substituída pela juíza Eliane Aparecida da Silva Pedroso. Na terça-feira (8) a relatora ratificou o indeferimento (que já havia sido decidido numa audiência do dia 20 de dezembro) do pedido do consórcio  que apontava a greve  como abusiva e solicitava o retorno imediato dos grevistas ao trabalho. No parecer ficou registrado o prazo de 48 horas, a partir do dia 8, para manifestação da empresa. Terminado o prazo, o processo segue para o Ministério Público do Trabalho  (MPT) para elaboração de um parecer. O Sindeepres, sindicato que representa a categoria, informa que após o parecer do MPT, a relatora deverá marcar mais uma audiência, que poderá ser tanto para uma nova tentativa de conciliação como audiência de instrução e julgamento. O sindicato acredita que o julgamento da greve deve ocorrer ainda em janeiro, onde será decidido se a nossa greve é abusiva e também o valor do aumento salarial além da concessão ou não de estabilidade no emprego aos grevistas e se os dias parados serão descontados ou compensados.

Atendimento 
Mesmo com a capacidade reduzida, o Poupatempo Lapa continua atendendo a população. O Programa Poupatempo informa que todos os cidadãos que têm serviços agendados no posto estão sendo atendidos. Os demais, havendo disponibilidade, também conseguem atendimento, com atenção especial aos casos preferenciais – deficientes, gestantes e idosos – e de urgência. A superintendência do Poupatempo tem monitorado o dia a dia do posto para garantir atendimento à população. Atualmente, a unidade conta em média com seis pontos de atendimento no Detran e cinco no Instituto de Identificação. Mais 12 funcionários passam por treinamento para ampliar o atendimento. O Poupatempo informa ainda que já notificou o consórcio, para que tome as providências quanto ao retorno à normalidade do posto, sob risco de penalidades previstas em contrato. Outras informações de serviços podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo, no telefone 0800-772-3633.

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