Saúde ou Verde?

0
934

A sociedade e o poder público precisam ter clareza do que querem quando se trata da destinação de uma área pública. Se isso tivesse ocorrido quando o terreno da Rua Carlos Weber (quase esquina da Barão da Passagem) foi doada para Prefeitura nos anos 1950 para a abertura da Rua Mergenthaler, a disputa da área pelo Conselho Gestor do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (agora na Justiça) e moradores do entorno – que querem uma área verde no local-, não existiria. 

O caso foi parar na Justiça. É que entre os documentos que foram entregues pelo Conselho Gestor do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador ao Ministério Público do Meio Ambiente está a cópia da folha de informação assinada pela então subprefeita da Lapa, Luiza Eluf, para criação de uma praça (ver matéria página 8). Eluf nega a doação e criação da praça e diz que apenas iniciou um processo para estudo de uma futura área verde no local.

A conselheira Regional de Saúde Lapa/Pinheiros, Bertô Moraes, acompanha o caso e diz que no processo do MP registra a doação da área para o condomínio vizinho (ao terreno) para a construção da praça. No local existia um galpão (também construído irregularmente, segundo moradores). A intenção do Conselho Gestor era usar a verba federal de R$ 600 mil destinada especificamente à reforma de equipamento de saúde para adequar o galpão para o posto de Saúde do Trabalhador (hoje na Rua Cotoxó). Mas os técnicos do Conselho Gestor e da coordenadoria Regional de Saúde estiveram no local em outubro passado e encontraram o galpão demolido. Eles registraram um Boletim de Ocorrência, pois a área já estava transferida para a Saúde.

Agora todos terão que se explicar em juízo sobre a area pública. Caso a Justiça não dê uma decisão até 30 de julho, a verba federal será perdida. Como disse a  fundadora do Movimento Popular de Vila Leopoldina, Glaucia Prata, se a municipalidade tivesse feito a abertura da rua na década de 1950, nada disso estaria acontecendo.

Os encontros Á Mesa com Empresários, uma iniciativa da Página Editora em parceira com o Espaço Armazém, Buffet Morenos com a apoio do Jornal da Gente, Portal TudOeste e Ciesp-Oeste, busca justamente conscientizar a comunidade para a importância da discussão sobre a cidade que queremos. Daí a necessidade dos planos regionais e de bairro.

Essa confusão mostra como é importante esses debates e a participação da comunidade nas discussões do Plano Diretor Estratégico da Cidade, em andamento. Aliás, em 27 de julho acontece a audiência regional do Plano Diretor, das 9h às 17h, e a preparatória da 4º Seminário de Meio Ambiente, das 15h às 17h, nas Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa de Baixo. Seria bom se todos comparecessem. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA