Chova ou faça sol

0
1202

A gente não sabe se reza para chover para aliviar o calor ou para não chover por causa da queda de árvores que provocam a interrupção no fornecimento de energia, agravadas pelas fortes ventanias. Na sexta-feira boa parte da região da Subprefeitura Lapa ficou às escuras. Cerca de 40 arvores caíram e fios da rede elétrica foram rompidos pelos galhos devido a força do vento e chuva.

Vários pontos de enchente foram registrados pela coordenadoria Regional de Defesa Civil da Subprefeitura. Pelo menos dois carros foram afetados pela enchente que tomou a região da Rua do Curtume e Guaicurus, onde fica o Poupatempo Lapa (do Governo do Estado) e Subprefeitura (órgão municipal).

O pátio da Subprefeitura e o Espaço Cultural Tendal da Lapa ficaram submerso com funcionários ilhados. Pontos históricos de inundações como o cruzamento da Avenida Pompeia com Francisco Matarazzo, Praça Marrey Junior com Sumaré, na região da Pompeia e Perdizes, e áreas do Jaguaré passaram pelo transtorno da inundação.

Se AES Eletropaulo e Prefeitura (Sub) cumprissem acordo, que começou na gestão municipal anterior e avança no governo atual, para poda de arvores com interferência na rede elétrica, em conjunto, poderiam evitar o tombamento de muitas espécies ou atrito com os fios, provocando rompimento e falta de energia por longas horas, a exemplo do que aconteceu na sexta-feira.

Não é novidade que o período de verão é quente e chuvoso. Depois que tudo está no chão, Eletropaulo e Prefeitura (Sub) alegam que as equipes não dão conta da cidade toda. Assim justificam a demora no atendimento e restabelecimento de energia (que o consumidor paga e caro) e retirada das árvores.

A Sabesp, companhia responsável pelo abastecimento de água, pede que a população ajude a economizar o líquido essencial para vida e higiene. Se a chuva não cair ficamos sem água nos reservatórios e nas torneiras. Banho rápido é uma das dicas de economia da Sabesp que todos podem aproveitar. Nessa época o consumo de água e energia aumenta e acaba por provocar queda no fornecimento.  Na verdade não se sabe pra onde correr.

A comunidade cabe atitudes simples como não depositar lixo, entulho, móveis, pneus e outros apetrechos nas esquinas, como vemos todas as semanas em vários pontos dos distritos da SubLapa como na calçada do estacionamento do Clube Escola Pelezão, no Alto da Lapa, que é um local de casas bacanas, ou na Rua Antonio Raposo, no centro comercial da Lapa. Temos ecopontos, pontos de entrega de material reciclável  e a Operação Cata Bagulho que faz a coleta.

Chova ou faça sol, vamos rezar para que todos, órgãos públicos e cidadãos, contribuam nessa tarefa porque a natureza é imprevisível.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA