Apresentação de diagnóstico sobre resíduos sólidos

0
929

Foto:

Oficina no Senac Tito foi a primeira de uma série de dez que acontecerão na região

O Instituto 5 Elementos promoveu na quinta-feira, 24, a primeira oficina distrital para abordar o diagnóstico sobre a gestão de resíduos sólidos na região do Projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa. Esta primeira, de dez oficinas previstas, reuniu cerca de 15 representantes de  parceiros do projeto. 

O Instituto chegou a duas conclusões importantes para que melhore a gestão de resíduos nos seis distritos da Sub Lapa. “Propomos que seja criada na Subprefeitura a figura do gestor de resíduos sólidos ao invés de haver apenas uma fiscalização de contratos referentes à coleta de resíduos. Também vemos que é necessário que seja elaborado um conjunto de indicadores da região para acompanhar a evolução”, explica Rizpah Besen, consultora de resíduos sólidos do Instituto.

Segundo o diagnóstico, para cumprir o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de São Paulo (PGIRS), a Sub Lapa precisa implantar mais quatro Ecopontos (Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina e Jaguaré), que recebam a grande quantidade de resíduos volumosos que são descartados pela população em lugares inadequados. Para seguir o PGIRS, a região também deve cumprir a meta mínima de 10% de coleta pública de resíduos secos até 2016, o que implica no aumento em 138% na quantidade de resíduos coletados. Para ampliar a coleta de resíduos sólidos domésticos, segundo Rizpah Besen, é importante que a Prefeitura invista nas cooperativas de catadores credenciadas e credencie novas que já operam. Por outro lado, estima-se que entre em funcionamento ainda este ano a Central de Triagem Mecanizada da Ponte Pequena que atenderá a região e possibilitará a ampliação da coleta seletiva na cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA