Alto da Lapa ganha novo sistema de reciclagem

0
1119

Foto:

Silvério vai colocar monitor temporário para orientar os moradores sobre o novo PEV

Os moradores do Alto da Lapa foram surpreendidos na manhã de segunda-feira, 2, com a falta do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos recicláveis do estacionamento do Clube Escola Pelezão, ao levar os materiais para reciclagem (inclusive óleo de cozinha). “E agora?” questionou a moradora Amélia e o advogado João de Sá que estiveram no local. 

Eles estavam acostumados ao sistema.O PEV da BR+10 foi inaugurado em 8 março de 2008 para dar impulso à coleta seletiva na City Lapa e imediações. Em dezembro de 2013, a BR+10 ameaçou desativar o serviço por falta de patrocínio para manter o sistema, mas com a manifestação dos moradores, em matéria do JG, voltou atrás e manteve a coleta e o funcionário que monitorava o local. Na semana passada, a empresa colocou uma faixa com o aviso de desativação da coleta. A retirada do equipamento aconteceu na manhã de domingo (1). O ponto ficou sem a coleta de recicláveis por um dia. Segundo a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), o antigo PEV foi retirado porque foi depredado (incendiado por duas vezes) e a concessionária Inova (responsável pela coleta domiciliar e reciclável na região) assumiu o serviço.

O supervisor de Serviços Mecanizados da concessionária Inova, Claudio Silvério de Faria vistoriou o local na manhã de segunda-feira e no dia seguinte instalou cinco novos equipamentos para a coleta de materiais. O novo sistema será diferente, não terá funcionário de plantão para receber os materiais, o próprio morador terá que depositar nas caixas. O supervisor avisa que não é necessário separar os materiais por tipo, basta depositar direto na caixa. Para a conselheira participativa da Lapa, Alexandra Swerts, o ponto ficou adequado. “Agora, as pessoas precisam colaborar e colocar nas caixas porque se deixarem do lado de fora, os carroceiros fazem a triagem ali e deixam tudo bagunçado”.

Silvério explica que o novo sistema não coleta óleo, espelhos e lâmpadas, por exemplo. Os novos PEVs serão para descarte de materiais secos como papel, papelão, plástico, garrafas e latinhas. “A coleta nos PEVs será feita em dias intercalados, as segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã”, avisa o supervisor. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA