Demolições em alta na região da Sub Lapa

0
880

Foto:

Demolições cresceram 116,2% em 4 anos

A Secretaria Municipal de Coordenação de Subprefeituras divulgou esta semana os números de concessões de alvarás para demolição na Subprefeitura Lapa, que até o mês de junho, totalizaram 64, terceira maior da cidade, perdendo apenas para Pinheiros (269) e a Vila Mariana (135). Em quatro anos (de 2009 a 2013) aumentou em 116,2% o número de demolições na região, de 74 para 160 imóveis, um dos maiores aumentos na cidade. Segundo especialistas, isto reflete a tendência para a construção de novos empreendimentos no lugar dos tradicionais sobrados das vilas Pompeia, Romana e Ipojuca.

Apesar de figurar em terceiro lugar entre as regiões da cidade com maior número de demolições, segundo a Embraesp e o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) a Lapa foi a região que mais teve lançamentos imobiliários nos últimos 7 anos, com 23,2 mil apartamentos lançados. A disparidade de números se explica, pois muitos lançamentos foram erguidos em grandes terrenos de antigas fábricas das regiões da Leopoldina. Com a verticalização da Vila Ipojuca e Romana, a tendência são os sobrados darem lugar a condomínios de prédios residenciais e de escritórios, com grandes fachadas contínuas.

Os investimentos em infraestrutura nos próximos anos tendem a ampliar estes números de demolições na região, à exemplo do que aconteceu na Subprefeitura Pinheiros. Foram demolidos nos últimos sete anos em Pinheiros 1372 imóveis, contra os 698 na Lapa, em parte devido à valorização decorrente da construção da Linha Amarela de Metrô e readequação do Largo da Batata. A criação da Linha Laranja, que terá três estações na área da Sub Lapa, a melhoria das estações da CPTM e do sistema viário podem ampliar ainda mais as demolições na região. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA