Muitas lideranças comunitárias saíram impressionadas do Café com Política com a deputada federal, Mara Gabrilli, realizado na quarta-feira, 27, pela Página Editora e Jornal da Gente com apoio do Portal Tudoeste e o Café Flores na Varanda. Candidata à reeleição pelo PSDB, a parlamentar falou sobre sua trajetória e respondeu perguntas dos convidados. “Comecei a trabalhar na Lapa por um convite do Jornal da Gente para vistoriar a acessibilidade na Rua Clélia, muitos anos atrás (2007). Comecei a conhecer vários pedacinhos do bairro como o Mercado da Lapa que gosto muito”, disse a deputada. “Um dia fui abordada pela dona Geni, mãe de Lúcia (da Associação da Vila Piauì) na Rua 12 de Outubro. Ela chegou com um abaixo-assinado, dizendo que precisava de atendimento médico na Vila Piauí. Falei com o prefeito e conseguimos levar a AMA para lá”, disse a parlamentar que foi autora de emendas para acessibilidade na Lapa durante o período que foi vereadora por São Paulo.
Vida pública – Mara ficou tetraplégica há 19 anos após sofrer um acidente de carro e desde então trabalha pela inclusão de deficientes. “Ingressei na vida política para fazer mais pela inclusão por que aqui falta tudo: acessibilidade, informação, tecnologia para reabilitação, falta inclusão mesmo de pessoas com deficiência e idosas. Resolvi fundar uma Ong com o objetivo de ajudar as pessoas e assim fui eleita vereadora, mas sempre esbarrava em questões federais. Foi então que decidi me candidatar à deputada federal”.
Além de ex-vereadora, Mara também foi a 1ª titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, criada pelo então prefeito José Serra. Publicitária e psicóloga, foi eleita deputada federal pelo PSDB em 2010 com mais de 160 mil votos, para a legislatura 2011/14. Como deputada federal ela foi relatora do Estatuto da Pessoa com Deficiência que há 14 anos tramitava na Casa. “Transformei o Estatuto na Lei Brasileira de Inclusão, com um texto moderno, baseado na convenção da ONU, que vai ser votado em outubro. Mas não basta aprovar a Lei, é preciso fiscalizar sua aplicação”, explica a deputada um dos motivos de sua candidatura à reeleição.
Flores na Varanda
Rua Camilo, 455 – Vila Romana
Fone: 3675-8446/3675-8645
PRÓXIMO CAFÉ
O próximo Café com Política, na quarta-feira (3), traz o deputado estadual e candidato a federal, Luiz Claudio Marcolino, e o candidato à deputado estadual Paulo Malerba, ambos pelo PT. Já na sexta-feira (5) será a vez da ex-subprefeita da Lapa e candidata à deputada federal (PRP) Luiza Eluf e o candidato a deputado estadual (PHS), Carlos Alberto Ramos, participar de mais uma edição do Café com Política. Os dois cafés começam às 8h30, para convidados, no Flores na Varanda.